Na sequência do sucesso da prova realizada no ano de 1997, a Adega Cooperativa de Lousada, considerou da máxima relevância continuar este tipo de atividade.
Antes da prova propriamente dita, realizou-se toda a sua preparação que passou pelo contacto com os potenciais interessados, inscrição dos participantes, recolha das amostras e divulgação através da comunicação social e cartazes. A prova realizou-se nas instalações da Estalagem Lousadense, com a participação de seis produtores com sete amostras de vinho branco, duas amostras de vinho tinto e duas amostras de vinho espadeiro. A prova foi efetuada por três dos principais provadores da Região dos Vinhos Verdes, assim como pelos produtores com vinhos presentes. A prova foi aberta ao público em geral que assistiu com muita atenção às considerações sobre as análises sensoriais aos vinhos feita pelos provadores, podendo ser acompanhadas por fichas distribuídas pela assistência.
A todos os produtores foram distribuídos certificados de presença. No final da prova realizou-se um almoço em que estiveram presentes cerca de cem pessoas, onde se deu a possibilidade de degustar os vinhos que estiveram a concurso.