Segundo estudo efetuado pela Associação de Municípios do Vale do Sousa, o Concelho de Lousada é um dos Municípios que apresenta deficiências consideráveis no que respeita ao quadro geral de equipamentos de âmbito cultural. Destacam-se, entre outros, a escassez de bibliotecas, auditórios e arquivos municipais. Em consequência deste facto vai desaparecendo o gosto pela leitura, passando os tempos livres a serem preenchidos por outras atividades.
As dificuldades monetárias com que se debate a maioria da população são também um entrave à leitura, pois as pessoas prescindem da compra de livros por outras despesas que entendem prioritárias. Por tudo isto, é necessário cultivar nas pessoas o gosto pela leitura facilitando-lhes o acesso fácil aos livros e à bibliografia. Com este projeto, a população rural
tem melhor e maior acesso à leitura. Para além disso, passou a haver uma maior diversidade de oferta de livros e um enraizamento nos jovens do gosto pela leitura e, ainda, contribuiu para o desenvolvimento do nível cultural da população.