Criação de uma associação regional de artesanato com o objetivo de apoiar a produção e escoamento do artesanato local. A referida associação localiza-se na sede da Junta de Freguesia, onde dispõe do equipamento necessário ao seu funcionamento, e onde dispõe de um local exposição e vendas.
Numa zona rica em ofícios tradicionais, onde o bordado manual abunda sem organização, onde a larguíssima maioria das bordadeiras trabalha à tarefa para as “contratadeiras” ou “riscadeiras” que detêm a responsabilidade de manter o mercado do bordado a funcionar, e onde qualidade e organização dos ofícios não é a melhor, tornava-se necessário o aproveitamento
desta riqueza potencial, e fazer dela um motor de desenvolvimento económico do território.
A Junta de Freguesia de Meinedo criou uma Associação que promove, divulga e defende o artesanato local, apoiando, nomeadamente, os artesãos na produção e escoamento dos seus produtos. Para tal, o promotor remodelou uma infra-estrutura onde a Associação desenvolve o seu trabalho de apoio aos artesãos em diversos sectores. Os artesãos que continuam a desenvolver o trabalho em suas casas, têm o apoio da Associação na elaboração de projectos de candidatura a financiamentos; na participação em feiras da especialidade; em questões de ordem organizacional do funcionamento das “empresas de artesanato”; e em apoio logístico. Por outro lado, têm a possibilidade de expor os seus trabalhos na sede da Associação, a qual funciona, também, como um posto de venda de produtos artesanais.