A Comunidade Europeia tem vindo a incentivar os agricultores a aderir aos programas das medidas agro-ambientais, tendo como finalidade uma melhoria da qualidade dos produtos agrícolas, produzindo-os de forma menos poluente e mais respeitadora do ambiente. A adesão a estes programas implicou a prática da luta química aconselhada e da proteção integrada. Para qualquer uma destas práticas, os Avisos Agrícolas são um instrumento fundamental na tomada de decisão na realização dos tratamentos, e será mais relevante, quanto mais aperfeiçoado for o seu funcionamento.
Assim, este projeto consistiu na instalação de uma estação meteorológica automática (EMA), que permitisse o registo horário da temperatura, humidade relativa, precipitação, humectação da folha e velocidade do vento. Estes dados são recolhidos e enviados diariamente, via modem, para um computador central localizado na Estação de Avisos da DRAEDM (Porto), que com a ajuda de programas informáticos os trabalha e analisa, permitindo assim prever a ocorrência de condições propícias ao desenvolvimento de doenças ou pragas que possam afetar as culturas.
Em virtude de já existir uma EMA no concelho de Felgueiras, também ligada via modem ao computador central, a EMA foi instalada no concelho de Lousada, sendo estas duas estações suficientes para a cobertura meteorológica cabal desta território.