A XIV Semana Gastronómica Capão à Freamunde terminou com a realização do “Concurso Gastronómico de Capão à Freamunde” no dia 12, e a realização do “Concurso de Melhor Capão de Freamunde, IGP” no dia 13.
O Concurso Gastronómico de Capão à Freamunde, que decorreu na Quinta do Pinheiro, em Freamunde, teve a participação de 14 restaurantes, tendo sido atribuído o primeiro lugar ao restaurante “O Marceneiro” e duas menções honrosas aos restaurantes “O Tarasco” e “Aidé – Paços Ferreira Hotel”.
Durante o evento, que contou com a presença de cerca de 100 pessoas, foram nomeados embaixadores do Capão à Freamunde o Chefe Diogo Rocha, o Chefe Tiago Santos, a Chefe Madalena Dias, o Chefe Rui Silvestre, Carlos Ramos e Arnaldo Lopes, individualidades que durante 2019 fizeram chegar mais longe a fama do Capão à Freamunde.
O Concurso de Melhor Capão de Freamunde decorreu durante a tradicional feira de Santa Luzia, com a participação de 10 dos 20 criadores de Capão de Freamunde – IGP. À semelhança do ano passado, o júri contou com a presença de técnicos da AMIBA, que indicaram que houve uma grande melhoria nos animais apresentados a concurso, e de Helena Correia, filha de Cândido Correia, um dos fundadores do Concurso, onde participou durante muitos anos como jurado, tendo sido também um defensor ímpar das iniciativas associativas de Freamunde, e que foi homenageado pela Associação de Criadores de Capão de Freamunde.
O vencedor do concurso foi Alfredo Meireles, tendo sido atribuído o 2.º prémio a Alzira Meireles e o 3.º prémio a Marco Rodrigues.