Aldeias Sem Fronteiras, Destaques

Sessão de encerramento do projecto Aldeias Sem Fronteiras

A 25 de março decorreu, na Casa da Cultura de Paredes, a sessão de encerramento do projeto Aldeias Sem Fronteiras, desenvolvido numa parceria entre a ADER-SOUSA e a CORANE, no âmbito da operação 10.3 – Cooperação Interterritorial e Transnacional dos GAL, co-financiada pelo PDR2020.

O projecto teve uma duração de 17 meses, tendo sido realizados 390 eventos, distributivos por 18 diferentes actividades:  Encontro de Comunidades. Empreendedorismo social para as mulheres, Caminhada inclusiva, Caminhada ambiental, Concurso de fotografia, Conhecer a natureza, Pintores da natureza, 5Rs, Património local, Contos e pontos, Vocações com futuro, Jogos tradicionais, Datas relevantes, Somos todos Europa, Semáforo do toque, Tabuleiro de histórias, Incluir diferenças e Histórias vivas, ou seja, foram realizadas mais 87 eventos e mais 4 tipos de actividades do que inicialmente previsto.

A sessão contou na abertura com a presença de Paulo Silva, director da ADER-SOUSA e presidente da APPIS – Associação Paredes pela Inclusão Social, e Filipe Marrão, da CORANE, que realçaram a importância deste tipo de projectos que junta diferentes gerações, envolvendo-os em actividades que desconhecem ou não realizam normalmente, realçando a importância principalmente para os mais idosos na sua participação, quer por reduzir o seu isolamento, quer por os estimular intelectualmente. Paulo Silva realçou também a importância da continuidade dos projectos para além do seu financiamento, deixando o desafio à ADER-SOUSA e à CORANE de encontrarem formas para que tal seja possível.

Seguiu-se uma apresentação dos resultados pelos técnicos Rui Barbosa, Francisca Machado e Raquel Trigo, que estiveram directamente envolvidos no desenvolvimento do projecto, na concretizaram das actividades, explicando  a forma como foram executadas, realçando as adaptações necessárias em virtude das diferenças entre os territórios e o público alvo. Referiram também a importância das parcerias com as juntas de freguesias, as câmaras mucipais e as associações locais. , desenvolvidos, realçando dificuldades, mas principalmente

O momento seguinte, foi preenchido com Aida Gomes, da PAÇOS2000 e de José Romeu Diegues, presidente da União de Freguesias de Moimenta e Montouto, que testemunharam o envolvimento de ambas entidades no projecto, realçando o quanto os participantes valorizam este tipo de actividades, realçando que com o projecto foi possível recuperar tradições que já não se realizavam há mais de 20 anos.

 

 

 

 

A sessão foi ainda o momento para realizar a entrega de prémios aos vencedores do 2.º Concurso de Fotografia “Descobrir a Natureza das Aldeias Sem Fronteiras”: 1.º Filipe Miranda com a fotografia “A cascata”, 2.º Ricardo Silva com a fotografia “Natureza em estado puro” e 3.º Nuno Sousa com a fotografia “Cascata do parque natural da aldeia de Quintandona”. O concurso contou com 68 fotografias de 25 participantes.

 

 

O encerramento da sessão contou com Renato Almeida, vereador da Câmara Municipal de Paredes e Vice-presidente da ADER-SOUSA que elogiou muito o trabalho desenvolvido e todos os envolvidos, referindo que, apesar de saber da existência do projecto, desconhecia o que o mesmo contemplou, tendo dado como muito bem empregue o tempo na sessão, e realçando a importância deste tipo de sessões, em que se “prestam contas” dos projectos co-financiados.

 

 

AnteriorSeguinte

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230 (1)
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

Send this to a friend