29 agosto 2019 – AGRIVAL – Penafiel (Inscrições limitadas).
O Grupo Operacional “Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora nigrithorax (Vespa velutina) na produção apícola” organiza o Seminário Vespa velutina – Uma Ameaça Real, com o objetivo de promover um conhecimento mais aprofundado sobre esta vespa e sua ação negativa, não apenas na produção de mel e de produtos apícolas, mas também no ecossistema e meio ambiente.
O evento realiza-se no próximo dia 29 de agosto de 2019 em Penafiel – no recinto da AGRIVAL 2019 – e integra um painel de especialistas que abordará, entre outros, a biologia da Vespa velutina e estratégias/boas práticas para limitar e condicionar o acesso desta espécie invasora aos apiários, tendo por base os resultados dos estudos realizados no âmbito do Grupo Operacional Vespa velutina.
A participação no evento é gratuita, mas está limitada aos lugares disponíveis e requer inscrição obrigatória, efetuada exclusivamente online. Inscreva-se aqui!
A inscrição no evento inclui documentação, diploma de participação e oferta de bilhete de acesso à AGRIVAL’19 (bilhete para o dia 29, entregue no fim do seminário).
PROGRAMA DO SEMINÁRIO
Receção dos participantes // 14H30
Abertura // 15H00
› CMPenafiel
› Ader-Sousa
› Dolmen
› DRAPN
Grupo Operacional “Controlo e Minimização de Prejuízos da Espécie Invasora Vespa velutina” – apresentação de resultados
› José Aranha (UTAD)
Biologia da espécie, identificação e processo de invasão
› Paulo Russo (UTAD)
Boas práticas no combate à Vespa velutina e construção de armadilhas
› Alexandre Vieira (Apimarão e Marão Mel)
Atuação da Proteção Civil Municipal no combate à Vespa velutina
› Nuno Santos (Serviço Municipal da Proteção Civil de Penafiel)
Debate
Encerramento com verde de honra // 17H30
Saiba mais. Consulte aqui a página do evento.
Este seminário insere-se no âmbito da ação do Grupo Operacional “Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora Vespa velutina na produção apícola”, cofinanciado pelo PDR 2020. Integram o “Grupo Operacional” as seguintes entidades/empresas:
Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, CRL; Apimarão – Associação de Apicultores da Serra do Marão; UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa; Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva; Marão Mel – Apicultura, Lda.; Mirtilândia – Sociedade Agrícola, Lda; Avelino Luis Coelho da Mota Ribeiro; Joaquim Madureira e Alípio da Fonseca.
Para mais informação visite a página do Grupo Operacional Vespa Velutina www.go-vespa.pt