No dia 1 de abril decorreu a reunião de Assembleia-geral da ADER-SOUSA para aprovação do Relatório de Gestão, Balanço e Contas do exercício de 2024. A reunião decorreu na 100 IGUAL, uma adega construída no âmbito do DLBC-Rural | Terras do Sousa 2020 e co-financiada pelo PDR2020.
A sessão, presidida por Idalino Leão, representante da Lavoura de Paços de Ferreira, contou com a presença de 24 das 32 associadas. Após a abertura por parte de Pedro Cepeda, presidente da Direcção e representante do Município de Penafiel, o relatório foi apresentado por José Sousa Guedes e Helena Leal, respectivamente, coordenador e TOC da ADER-SOUSA, tendo sido apresentadas as diversas actividades em que a ADER-SOUSA esteve envolvida durante o ano de 2024 e já parte do que tem realizado no 1.º trimestre do presente ano, com destaque para o prolongamento da execução do DLBC-Rural | Terras do Sousa e a sua implicação para 2025, assim como a conclusão dos projectos de cooperação e do PNAES já no corrente ano. Em 2024 também se destaca a aprovação da candidatura “Terras do Sousa | Território Sustentável 2030”, submetida à 2.ª fase de reconhecimento dos Grupos de Acção Local e selecção das Estratégias de Desenvolvimento Local (2023-2027). Em termos financeiros foi destacada a saúde financeira da ADER-SOUSA, o que é demonstrado por um resultado positivo no final de 2024 de 46.880,91€ e uma autonomia financeira de 50%. Após a leitura do parecer pela presidente do conselho fiscal, Vera Sampaio, representante do Ensino Profissional de Felgueiras, o relatório foi aprovado por unanimidade. Nos outros assuntos, João Begonha, representante da Associação Empresarial de Penafiel, destacou a importância da ADER-SOUSA realizar reuniões de Direcção e de Assembleia-geral fora da sede, possibilitando aos participantes conhecer projectos desenvolvidos através dos apoios comunitários geridos pela ADER-SOUSA, sendo igualmente uma forma de promoção dos mesmos.
Após a reunião de assembleia-geral, foi apresentada a história do casal responsável pela quinta/adega, a opção de vir viver no mundo rural e de como conseguiu concretizar o projecto, seguindo-se uma apresentação e prova de alguns dos vinhos produzidos
A ADER-SOUSA irá continuar a aproveitar estes momentos de reunião de associadas para dar a conhecer algum do trabalho que está a ser desenvolvido no território.