Pela segunda vez, no âmbito de uma parceria, a ADER-SOUSA pôs em marcha o projeto EMERQ, com o objetivo de desenvolver e reforçar estratégias de qualificação das micro, pequenas e médias empresas do território.
Assim, nas Terras do Sousa – Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel –, o projeto permitiu a qualificação de 66 empresas, entre outras iniciativas, segundo José Sousa Guedes, coordenador da Ader-Sousa.
Os resultados foram apresentados no dia 5 de dezembro, depois de uma sessão de networking, tendo por base o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados para as empresas, com a presença de Lúcia Marinho da SEGI, especialista na matéria.
No total, no âmbito do EMERQ, foram prestadas 2547 horas de consultoria em várias áreas de qualificação.
Todo o trabalho de orientação foi realizado pela empresa DG Consulting, que, à semelhança dos empresários, faz um balanço muito positivo.
A consultoria prestada previa uma avaliação mediante as críticas dos empresários, capacitando-os em áreas relacionadas com o marketing, gestão e fiscalidade. “Nós temos uma panóplia de consultores nas diversas áreas do apoio à gestão das empresas e tínhamos a parte do marketing, do licenciamento, dos planos de negócio, da negociação com a banca, da internalização”, enumerou Carla Duarte, consultora financeira da DG Consulting.
É de realçar os resultados alcançados no EMERQ nas Terras do Sousa, relativamente às metas previstas.
Este projecto foi co-financiado pelo FSE no âmbito do NORTE2020.