Lousada Guarda RIOS é um projeto promovido pelo Município de Lousada que pretende envolver as comunidades locais e trabalhar em parceria, num programa de inspeção e monitorização do estado ecológico dos rios e ribeiras de Lousada, através da adoção de troços de rio ou ribeira e da participação em ações de limpeza e melhoria ambiental, como seja a remoção de plantas invasoras ou infestantes e a plantação de árvores.
Este projeto, que visa a proteção dos cursos de água do concelho, soma já algumas dezenas de ações de voluntariado e de troços de rio ou ribeira voluntariamente adotados pelos cidadãos-patrulheiros.
Todos os interessados em colaborar neste projeto têm agora oportunidade de receber formação específica, de forma gratuita e em proximidade. Numa primeira fase, já durante o mês de outubro, serão 6 as formações disponíveis, nas Juntas de Freguesia de Torno; Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga; Caíde de Rei; Macieira; São Miguel, Cernadelo e Santa Margarida; e Vilar do Torno e Alentém.
A formação terá uma componente teórica de aproximadamente duas horas sobre os ecossistemas fluviais, abordando-se a sua ecologia, biodiversidade, importância e ameaças; e uma componente mais prática que incidirá sobre o projeto, as formas de colaboração e a metodologia de monitorização dos rios, com uma saída de campo personalizada às características e zona de residência do grupo de formandos.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e podem ser efetuadas nas Juntas de Freguesia ou em www.cm-lousada.pt/pt/lousadaguardarios onde pode também encontrar mais informação sobre o projeto.