A Ader-Sousa é a entidade responsável pelo pedido de inscrição e de registo da variedade tradicional de semente da cebola Garrafal no Catálogo Nacional de Variedades (CNV). No que se refere ao processo de registo da variedade de cebola, a Ader-Sousa juntamente com a Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa (CPCVS), acompanhou o desenvolvimento dos ensaios de campo relativo à distinção, homogeneidade e estabilidade da variedade que decorreu na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses (EPAMAC) e numa exploração agrícola local, sita em Maceira da Lixa.
A Ader-Sousa durante 2016 e 2017 realizou várias visitas de acompanhamento aos locais onde decorreram os ensaios, sendo que na última foi acompanhada pelo técnico da DGAV, para este fazer a avaliação da cebola no campo, através de medições de comprimento e diâmetro das folhas e do pseudocaule num total de 300 plantas, assim como, da análise do aspecto da cor das plantas.
Os resultados de avaliação dos ensaios efetuados no território foram satisfatórios tendo sido a finais de janeiro de 2018 aprovado pela DGAV a inscrição da variedade tradicional de cebola garrafal no CNV.
Muito em breve a variedade tradicional garrafal da região de origem Tâmega e Sousa será publicada no CNV/edição de 2018.
A Ader-Sousa como entidade proponente da inscrição no CNV é entidade responsável pela manutenção anual de inscrição da variedade durante 10 anos. Ao final de 10 anos de permanência da variedade no CNV a DGAV procederá à renovação da inscrição da variedade através de um reensaio à variedade.
A semente da variedade Garrafal produzida pela entidade responsável pela seleção de manutenção da variedade, ou seja, a EPAMAC e posteriormente comercializada deverá garantir a produção de cebola com características que estejam de acordo com a descrição oficial efetuada pela DGAV.
Terminando o processo de inscrição da variedade no CNV a próxima fase a desenvolver será o processo de comercialização da semente sendo necessário realizar os respetivos procedimentos de registo.
A Ader-Sousa em parceria com a Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa pretende ainda dar continuidade aos processos desenvolvidos tendo em vista uma qualificação protegida para este produto endógeno.
Notas de Referência:
Pedido de inscrição da referida variedade efetuado a 27-01-2016, sendo:
- Entidade proponente da inscrição e do registo da variedade: ADER-SOUSA;
- Entidade responsável pela seleção de manutenção da variedade: EPAMAC;
- Obtentor: Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa;
- Região de Origem: Tâmega e Sousa;
- Aprovação da inscrição no CNV a 29-01-2018 e Publicação no CNV em 2018.