Integrado no programa do Lousada Festival Tradicional, decorreu no dia 21 de Julho, a 3.ª Edição do Concurso de Broa de Milho Regional do Vale do Sousa, com a presença de 8 produtores.
O concurso, organizado pela Câmara Municipal de Lousada, a ADER-SOUSA e COPAGRI, teve como objectivo promover a broa de milho, um produto agro-alimentar tradicional da região do Vale do Sousa, no sentido da valorização e preservação dos recursos endógenos e culturais associados ao cultivo de milho e ao modo tradicional de fabrico da broa.
Foram avaliadas entre outras características da broa de milho regional, o aspecto visual, o odor, a textura e a coesão da broa.
O 1.º prémio foi atribuído a Maria Pinto, da freguesia de Silvares, concelho de Lousada, o 2.º prémio a Paulo Duarte da freguesia de Recarei, concelho de Paredes e o 3.º prémio atribuído a Rosa Oliveira, da freguesia de Cabeça Santa, concelho de Penafiel.
Fizeram parte do júri o Eng.º Rocha Fernandes da DRAPNorte, o Dr.º Pedro Moreira da ESAC, o Eng.º Eduardo Taveira da COPAGRI e José Babo Magalhães, produtor local.
É intenção que o concurso do próximo ano contemple também o melhor campo de milho regional.