O Centro de Interpretação do Românico, equipamento cultural promovido pela Rota do Românico, foi anunciado como o vencedor do Architecture MasterPrize 2019, na categoria “Arquitetura Cultural“. O projeto de arquitetura do Centro é da autoria dos Spaceworkers. A gala de entrega destes prestigiados prémios decorre a 14 de outubro, no Museu Guggenheim, em Bilbau.
O Centro de Interpretação do Românico (CIR) abriu ao público no dia 27 de setembro de 2018 na vila de Lousada e distingue-se pelo arrojo da sua arquitetura contemporânea e pelas múltiplas experiências interativas proporcionadas pelos seus conteúdos museográficos, que o tornam no cenário ideal para iniciar a viagem de descoberta da Rota do Românico e do seu território de influência, bem como da arte e simbolismo que marcaram Portugal e a Europa durante vários séculos da Idade Média.
A Spaceworkers, autora do projeto de arquitetura, é um atelier de arquitetura e design localizado em Paredes, que iniciou a sua atividade com um projeto do SP3-PRODER, financiado pela Ader-Sousa.
Para visitar ou saber mais sobre o CIR, clique aqui.
Para conhecer melhor a Spaceworkers, clique aqui.
Fotografias: https://www.rotadoromanico.com