A ADER-SOUSA é uma das Associações de Desenvolvimento Local, gestora do DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária, financiado no âmbito do PDR2020, que cumpriu com os dois critérios que permitiam o acesso à reserva de eficiência, o que possibilitou reforçar a dotação financeira inicialmente aprovada na Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) e, consequentemente obter mais verbas para financiar projectos no território das Terras do Sousa.
O aumento orçamental ascende a € 261.726,676€, significando um reforço na ordem dos 11% para o financiamento de novos projectos.
As verbas serão distribuídas pelas operações da EDL que têm tido maior procura por parte dos beneficiários, designadamente, “Regime simplificado de pequenos investimentos nas explorações agrícolas”, “Pequenos investimentos na transformação e comercialização” e “Diversificação de atividades na exploração”. O reforço desta última operação permitirá cofinanciar as candidaturas que não iriam ter dotação no âmbito do Aviso PDR2020-ADER-SOUSA-10213-002.
Os resultados alcançados demonstram a capacidade da ADER-SOUSA na aplicação da estratégia do DLBC Rural no seu território de intervenção, bem como o empenho dos promotores no desenvolvimento dos seus projectos.