Com mais de um terço do território nacional coberto por floresta, a sua valorização e gestão sustentável são determinantes para o desenvolvimento rural em Portugal. A nova publicação “Floresta Multifuncional e Sustentabilidade Territorial” apresenta uma visão abrangente sobre o papel estratégico da floresta, para lá da tradicional produção de madeira, abordando também os seus contributos ambientais, sociais e económicos.
O documento caracteriza a atividade florestal em Portugal, a nível nacional e regional, identifica as múltiplas funções dos espaços florestais e destaca boas práticas e iniciativas com potencial de replicação. Inclui ainda uma análise às oportunidades de apoio no âmbito das medidas do PEPAC no Continente, tornando-se uma ferramenta útil para produtores, transformadores, agentes locais e decisores políticos.
Publicada pela Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, no âmbito do projeto Plano de Informação LEADER2030 – Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais, a publicação pretende inspirar os agentes locais a tirar o máximo partido das florestas portuguesas como recurso estratégico.
