Submeta AQUI a sua ficha de intenção de investimento. Obrigado!

Visita à área certificada AB da ESAC e ao mercado “Arouca Agrícola”

Bio região tamega e sousa_ visita ESAC + Arouca agricola _2022.AA
Bio região tamega e sousa_ visita ESAC + Arouca agricola _2022.AA

No âmbito do projeto Bio Região Tâmega e Sousa- PPDR2020-20.2.4-FEADER-055351, a Ader-Sousa realizou a 31 de maio uma visita à área Certificada em Agricultura Biológica da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), na qual participaram técnicos das entidades parceiras do projeto, produtores agrícolas dos 11 municípios da região do Tâmega e Sousa, técnicos da DRAPNorte, técnicos de turismo, técnicos do sector comercial agrícola e elementos da Associação para o Desenvolvimento de Lagares -Penafiel.

O objetivo desta visita foi dar a conhecer a todos os parceiros e produtores locais o funcionamento e constituição da área certificada em AB da ESAC constituída por produção animal, vegetal e plantas ornamentais. Fomos recebidos pelos docentes da Escola Agrária e a visita iniciou-se com o acompanhamento aos campos de ensaios e à loja de venda ao público dos produtos biológicos provenientes da ESAC.

De seguida, foi realizada a visita a uma exploração de hortícolas em Modo de Produção Biológico de D. Rosa Rodrigues que se situa nas proximidades dos campos de ensaio da ESAC e cuja venda é realizada exclusivamente ao consumidor final na modalidade de cabaz semanal e no mercado de produtos biológicos de Coimbra e de Figueira da Foz.

Durante o período da tarde visitou-se o mercado “Arouca Agrícola”, em Arouca, que consiste numa central de compras, iniciativa promovida pelo município de Arouca que promove os produtos locais a biodiversidade e o desenvolvimento económico da região. A central de compras é dinamizada pela associação Geoparque Arouca e conta com 70 produtores associados que escoam os seus produtos através da central com o mote de “produzir local, consumir local”, com os seguintes objetivos: estimular a produção local, combater o abandono das terras, promover novos produtos e produtores, aumentar a coesão territorial, promover a melhoria de práticas sustentáveis, incentivar o consumo local.

A visita terminou a uma agro-indústria familiar de transformação de cereal denominada , “Lume Agricultura & Padaria BIO”, localizada na freguesia de Escariz, concelho de Arouca, onde o grupo de participantes teve a oportunidade de conhecer novas formas de fabrico de pão, massas, doces entre outras iguarias de panificação.

Conteúdo atualizado em 13 Junho 2022

Gostou deste conteúdo?

Conteúdo atualizado em 13 Junho 2022

Gostou deste conteúdo?

Notícias em Destaque