No passado dia 17 de maio, a ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, marcou presença na inauguração do Mercado Agrícola, em Sobreira, Paredes. Um projeto que partiu de uma iniciativa conjunta da Junta de Freguesia da Sobreira e da Câmara Municipal de Paredes e que contou com o apoio da ADER-SOUSA.
Foi no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PRR2020) que o edifício centenário, referência histórica para a comunidade sobreirense, foi requalificado e permitiu a implementação do projeto “Mercado Agrícola da Sobreira”. “Este edifício, já foi sede da Junta de Freguesia, Centro de Saúde, sala de aulas, sala de cinema, entre outra utilidade que já teve.”, contextualizou João Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia da Sobreira.
O mercado, destinado a venda de produtos agrícolas, irá funcionar, de forma quinzenal, ao sábado, das 08h às 17h. O coordenador da ADER-SOUSA, Engo José Sousa Guedes, realça a pertinência deste projeto, salientando que este “estimula o comércio local, reduz a pegada ecológica, mantém a paisagem local e incentiva os produtores locais e consumidores”, refere.
Para além do mercado local, o espaço terá várias valências e irá acolher atividades e exposições. A a inauguração do mercado, contou por isso, com uma Exposição Temporária, a assinalar o dia da Europa, que se celebrou no passado dia 09 de maio.
A assistir a este evento, marcaram presença os alunos do Jardim de Infância e da Escola Básica da Sobreira, produtores e agricultores locais, o executivo da Câmara Municipal de Paredes, o executivo da Junta de Freguesia de Sobreira, a ADER-SOUSA e a comunidade sobreirense que se deslocou até ao local.