Na 5.ª edição do Best Tourism Villages, realizada na China, promovida pela Organização Mundial de Turismo, a Aldeia de Quintandona foi uma das 2o aldeias selecionadas para integrar o Upgrade Programme (Programa de Atualização das Melhores Aldeias Turísticas), destinado a territórios que demonstram elevado potencial de desenvolvimento turístico sustentável, apoiando as aldeias para cumprirem os critérios de reconhecimento, ajudando-as a melhorar nas áreas identificadas como fracas durante a avaliação.
Quintandona tem ao longo das duas últimas décadas sido alvo de diversas intervenções, na sua grande maioria financiadas pela ADER-SOUSA, num processo de desenvolvimento integrado que envolve a sua população e agentes locais.
Na 5ª edição do Best Tourism Villages foram distinguidas com 52 aldeias com o selo de Melhores Aldeias Turísticas, incluindo 3 portuguesas: Loriga, Mértola e Vila Nogueira de Azeitão.
A iniciativa Best Tourism Villages distingue os destinos rurais com maior capacidade turística para se afirmarem como motores de desenvolvimento económico e social, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Atualmente, a rede Best Tourism Villages junta cerca de duas centenas de destinos em todo o mundo, entre os quais se encontram várias aldeias portuguesas já reconhecidas em edições anteriores, como Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Cumeada, Ericeira, Manteigas, Óbidos, Santa Cruz da Graciosa, Sortelha, Vila da Madalena, além de Ferraria de São João e Vila de Frades, também integradas no Upgrade Programme.
A Iniciativa Melhores Aldeias Turísticas, lançada em 2021 no âmbito do Programa de Turismo para o Desenvolvimento Rural das Nações Unidas, acelera o papel do turismo no desenvolvimento rural ao valorizar e proteger as áreas rurais, juntamente com as suas paisagens associadas, sistemas de conhecimento, biodiversidade e património cultural.
As aldeias candidatas são avaliadas por um Conselho Consultivo independente em nove áreas de avaliação: Recursos Culturais e Naturais; Promoção e Conservação de Recursos Culturais; Sustentabilidade Económica; Sustentabilidade Social; Sustentabilidade Ambiental; Desenvolvimento do Turismo e Integração da Cadeia de Valor; Governança e Priorização do Turismo; Infraestrutura e Conectividade; e Saúde, Segurança e Proteção.
A iniciativa é composta por três pilares:
- Reconhecimento “Best Tourism Village” – atribuído a aldeias com ativos culturais e naturais acreditados, com compromisso com a preservação de valores comunitários e um claro compromisso com a inovação e a sustentabilidade nas dimensões económica, social e ambiental.
- Upgrade Programme – destina-se a aldeias que ainda não reúnem todos os requisitos para o reconhecimento principal, mas que demonstram grande potencial. Estas beneficiam de mentoria, apoio técnico e formação para preencher lacunas identificadas no processo de avaliação.
- Rede “Best Tourism Villages Network” – uma plataforma internacional de troca de boas práticas, capacitação e cooperação entre as aldeias reconhecidas e as que participam no Upgrade Programme, aberto a contribuições de especialistas e parceiros do setor público e privado envolvidos na promoção do turismo como motor para o desenvolvimento rural.
Fonte UN Tourism