Iniciou hoje o projecto DivulgarBio com a realização da 1.ª oficina, que decorreu na Cooperativa Agrícola de Lousada, no qual estão envolvidos 16 agricultores dos 5 municípios das Terras do Sousa. O grupo conta com agricultores que produzem em modo biológico, convencional ou biodinâmica e com produções diversificadas, tais como, kiwis, mirtilhos, limões, marmelos, cogumelos, hortícolas e milho.
O projecto DivulgarBio tem como objectivo desenvolver um plano de comunicação destinado a agricultores visando a sua conversão para a agricultura biológica. Assim, através da troca experiências e de dificuldades entre produtores e com o apoio da Escola Superior Agrária de Coimbra, pretende-se definir manuais que venham a ajudar produtores em modo convencional a converter-se para ao modo em produção biológico.
O projecto, para além da Ader-Sousa e da Escola Superior Agrária de Coimbra, tem como parceiros a Douro Superior, a Pinhal Maior e o Centro Operacional e Tecnológico Hortofrutícola Nacional. O projecto prevê duas oficinas em cada um dos territórios das ADL e do COTHN, uma visita ao território de cada um dos parceiros, a publicação de manuais técnicos e terminará com um encontro nacional para apresentação de resultados.
O projecto tem o financiamento do PDR2020 através da Medida Assistência técnica RRN – Área 4 (Observação da agricultura e dos territórios rurais).