A 4.ª Mostra do Ambiente de Paredes, que decorreu na EB2-3 de Rebordosa, no dia 20 de março, contou com a presença da ADER-SOUSA para divulgar o projecto “Diz-me o que comes – Identidade Alimentar da Área Metropolitana do Porto”, realizado no âmbito do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável, com o co-fianciamento do PDR2020, através da Rede Rural Nacional.
O projecto foi desenvolvido numa parceria que envolveu quatro associações de desenvolvimento local, Adrimag, Litoral Rural, Adritem e ADER-SOUSA, para além da própria área Metropolitana do Porto, e teve como objetivo promover a alimentação equilibrada e sustentável, através do incentivo do consumo dos produtos locais e sazonais, estimulando o comércio de proximidade.
No âmbito do projeto foi desenvolvido o Manual da Identidade Alimentar da AMP Rural, que tem foco os produtos deste território e a forma como a população os usa na cozinha e à sua mesa. É um território que vai das serras até ao mar, numa grande diversidade de produtos, desde os cereais, designadamente o milho e o centeio, passando pela batata, pelos hortícolas e as leguminosas, o azeite, a fruta, o leite e seus derivados, a carne, de bovino, suíno, caprino, ovino e aves, terminando no pescado, mas não esquecendo o vinho. Ou seja, é um território que cobre tudo o que é essencial a uma alimentação equilibrada e sustentável.
Em Paredes o projecto assentou numa mentoria à Câmara Municipal, mais concretamente na promoção da produção local, através da formação e capacitação de produtores e envolvimento da comunidade para dar vida ao mercado de Aguiar de Sousa.
Neste evento para além de alguns momentos de animação junto das crianças e mais jovens, foi feita a apresentação do manual por Inês Martins, da Nutrition For Hapiness, que foi a entidade responsável pela sua realização, e promovido o PROVE, metodologia de comércio de proximidade de cabazes hortofrutícolas que une produtores e consumidores, com a presença de Alda Rosendo, produtora PROVE em Paredes, tendo mostrado formas que utiliza para reduzir o desperdício alimentar.