Submeta AQUI a sua ficha de intenção de investimento. Obrigado!

Ensaios de selecção e avaliação de milho tradicional nas Terras do Sousa

ensaios de milho tradicional 2020 ADERSOUSA .B
ensaios de milho tradicional 2020 ADERSOUSA .B

Inserido no projecto LIVESEED, que tem como objectivo melhorar a transparência e a competitividade do sector das sementes biológicas e do sector de melhoramento de plantas encorajando uma maior utilização de sementes de agricultura biológica, está a ser realizado nas Terras do Sousa um ensaio de selecção e avaliação de germoplasma de milho com a colaboração de agricultores locais. Esta parceria envolve o Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior Agrária de Coimbra, a Cooperativa Agrícola de Lousada e a Ader-Sousa. Priorizando essencialmente populações de milho branco tradicionais das Terras do Sousa, e que têm vindo a ser objeto de investigação há mais de três décadas no âmbito do Programa VASO de melhoramento participativo.

Neste contexto, no passado dia 14 de outubro foi realizada a colheita de espigas de milho produzidas com o objectivo de selecionar os melhores exemplares das 18 variedades de milho tradicional branco e amarelo semeadas em maio de 2020, assim como, avaliar, do ponto de vista do agricultor, o comportamento e a adaptação das populações semeadas, bem como proporcionar a troca de saberes entre os participantes em prol da valorização dos recursos genéticos tradicionais existentes.

A selecção e avaliação de germoplasma de milho realizada nos campos de ensaio contou com a presença do grupo de produtores envolvidos no trabalho de investigação, dos colaboradores da Escola Superior Agrária de Coimbra e ainda de técnicos da Ader-Sousa e das Cooperativas de Lousada e de Felgueiras.

Recordamos que foram disponibilizados para a realização dos ensaios 4215 m², sendo 3270 m² destinados a ensaios de selecção massal (variedades brancas e amarelas) e a restante área destinada para a realização de ensaios de avaliação de germoplasma. Uma das variedades brancas, em selecção massal, é produzida em modo de produção biológica, sendo as restantes produzidas no denominado “modo convencional”, mas sempre com a preocupação de um cultivo amigo do ambiente e da qualidade de alimentar.

Após a selecção e colheita dos melhores exemplares de espigas foi realizada uma avaliação sumária através de um inquérito fornecido pela equipe de investigação, onde se  avaliaram 5 características importantes de 10 populações de milho, repetidas 3 vezes,  designadamente, altura da planta, uniformidade do talhão, altura e tamanho da espiga e tipo de grão. As populações em ensaio foram também avaliadas sob o ponto de vista de interesse para a alimentação humana e para a alimentação animal.

O intercâmbio de conhecimento entre os agricultores e técnicos que participaram foi muito satisfatório e positivo, sendo esta iniciativa bastante enriquecedora pelos esclarecimentos técnicos e científicos demonstrados, aliados ao conhecimento daqueles e ainda pela diversidade de milhos a ensaio e pela diversidade de destinos aplicáveis à sua produção.

Os resultados da avaliação de germoplasma de milho serão posteriormente publicados pela Escola Superior Agrária de Coimbra.

 

Conteúdo atualizado em 19 Outubro 2020

Gostou deste conteúdo?

Conteúdo atualizado em 19 Outubro 2020

Gostou deste conteúdo?

Notícias em Destaque