Na passada terça-feira, dia 8 de outubro, decorreu a cerimónia de entrega de prémios no âmbito de duas iniciativas promovidas pela ADER-SOUSA, no Posto de Vendas da Cooperativa Terras de Felgueiras – Caves de Felgueiras. Durante o evento, foram entregues os prémios do concurso de fotografia integrado no projeto Aldeias Sem Fronteiras, bem como os prémios do passatempo realizado na edição Verde & Petiscos 2024.
O evento iniciou com a entrega de prémios, na sequência do 1º concurso de fotografia, que foi um grande sucesso e destacou a beleza natural das Terras do Sousa e da Terra Fria Transmontana, através da fotografia. O concurso “Descobrir a Natureza” recebeu uma excelente participação, proporcionando aos amantes da fotografia a oportunidade de capturarem imagens deslumbrantes da paisagem.
David Pires foi o grande vencedor, destacando-se com uma belíssima fotografia tirada no concelho de Penafiel e foi premiado com um drone, ferramenta que certamente lhe permitirá explorar novas dimensões na fotografia aérea. O segundo lugar foi merecido por Luís Almeida, que apresentou um trabalho sobre a bela região de Miranda do Douro, resultando na atribuição de um disco externo, como prémio. Por fim, Susana Ferreira conquistou o terceiro lugar com um registo fotográfico, no concelho de Lousada e como recompensa, ganhou uns fones. Este concurso não só promoveu o talento local, mas também incentivou a valorização das zonas naturais, reforçando a importância da preservação ambiental e do olhar artístico sobre a natureza. De frisar que os trabalhos dos participantes deste concurso, se encontram expostos no posto de vendas da Cooperativa Terras de Felgueiras- Caves de Felgueiras e a visita é gratuita.
Após a entrega de prémios do concurso de fotografia, foram anunciados os vencedores do passatempo do Verde & Petiscos 2024. Isabel Reis, a grande vencedora, visitou vários estabelecimentos aderentes e ganhou uma noite na Casa da Inveja, localizada em Paços de Ferreira. Fernando Lopes ficou com o segundo lugar e terá a oportunidade de desfrutar de uma prova de vinhos na Casa da Portela – 100Igual, em Meinedo, Lousada. Por fim, Rosa Ferreira, que ocupou o terceiro lugar, foi premiada com uma caixa de Vinho Terras de Felgueiras. É importante destacar que os prémios deste passatempo, foram gentilmente oferecidos pelos estabelecimentos e/ou marcas parceiras supracitadas, que desempenharam um papel fundamental na realização deste passatempo, contribuindo para o sucesso da edição do Verde & Petiscos 2024.
A ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa continuará a promover o desenvolvimento sustentável, no seu território. A parceria com outros Grupos de Ação Local (GAL) é também de grande relevo e permite troca de experiências e boas práticas, enriquecendo as comunidades envolvidas e promovendo aprendizagens mútuas, como se tem constatado como projeto Aldeias Sem Fronteiras, trabalhado em parceria com a CoraNE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina e do qual resultou o 1º concurso de fotografia “Descobrir a Natureza”.
O compromisso da ADER-SOUSA em fomentar iniciativas locais é uma garantia de que o desenvolvimento rural será contínuo e adaptado às necessidades da comunidade. Com isso, a associação contribui para a valorização dos recursos locais das Terras do Sousa.
O