A ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa anuncia os prazos de Apresentação de Candidaturas para a Intervenção – D.1.1.1.1 – Pequenos investimentos na exploração agrícola, destinada a apoiar pequenos investimentos na exploração agrícola no território de intervenção da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) Terras do Sousa | Território Sustentável 2030.
O concurso decorre entre as 17h00 de 1 de outubro de 2025 e as 17h00 de 2 de janeiro de 2026, com uma dotação orçamental global de 500 mil euros, financiando projetos que promovam a modernização, eficiência e sustentabilidade das explorações agrícolas.
Podem apresentar candidatura pessoas singulares ou coletivas com atividade agrícola, abrangendo Freguesias dos cinco Concelhos do território ADER-SOUSA: Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel.
Objetivos e apoios
A medida visa reforçar a capacidade produtiva e a viabilidade económica das explorações, incentivando a adoção de tecnologias digitais, soluções para uso eficiente da água, energias renováveis e práticas de produção sustentável, incluindo o modo de produção biológico e regimes de qualidade reconhecidos.
O apoio assume a forma de subvenção não reembolsável, com taxas que variam entre 50% e 60% do investimento elegível, dependendo da tipologia, como sistemas de irrigação, investimentos ambientais ou plantações.
Candidaturas e critérios
As candidaturas serão hierarquizadas segundo a Valia Global da Operação (VGO), com prioridade para projetos de jovens agricultores, investimentos que reforcem a produção, promovam a sustentabilidade e estejam prontos para execução imediata.
A submissão é feita através do portal PEPAC, estando toda a informação disponível também em www.adersousa.pt ou, diretamente, aqui.
Um passo para o futuro sustentável do território
Com esta iniciativa, a ADER-SOUSA reforça o compromisso da EDL Terras do Sousa | Território Sustentável 2030 em promover um território mais resiliente, competitivo e alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável, valorizando a agricultura enquanto pilar económico e social das comunidades locais.