No dia de hoje, 28 de abril, o Projeto Aldeias Sem Fronteiras, esteve em destaque no Jornal da Tarde, na RTP 1. Atualmente, está a ser implementado em 9 concelhos, localizados no Norte de Portugal e tem vindo a deixar uma marca positiva, junto das comunidades onde atua.
Foi em dezembro de 2023 que o Aldeias Sem Fronteiras se iniciou, nas Terras do Sousa e na Terra Fria Transmontada. Desde então, têm sido inúmeras as atividades promovidas nos referidos territórios, no âmbito deste projeto. A preservação da identidade cultural, a aproximação de gerações, o combate ao isolamento dos mais idosos é a base das atividades promovidas.
Nas Terras do Sousa, de forma concreta, contam-se mais de uma centena de atividades realizadas, por todo o território. De realçar que os concelhos são Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel.
Outro aspeto importante neste projeto, é a capacidade de criar parcerias, com os diversos agentes locais, envolvendo-os nas ações e que muito contribuiu para a sua implementação, junto da comunidade. São por isso inúmeras as pessoas que, até ao momento, tiveram oportunidade de conhecer o Aldeias Sem Fronteiras.
Promovido pela ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa e pela CoraNE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Transmontana, começa a ser evidente o seu sucesso que, após a criação de um manual de boas práticas, servirá de exemplo para que possa ser replicado no resto do país.
Foi na Escola Básica de Idães, no concelho de Felgueiras, que a equipa de reportagem da RTP teve oportunidade de conhecer e acompanhar o Aldeias Sem Fronteiras. A reportagem produzida pelo referido canal, pode ser vista através do Link.
A agenda de atividades continua bastante preenchida e no decorrer deste ano, este projeto irá continuar o seu bom trabalho junto da comunidade, fazendo jus à sua essência: “Conectar Gerações, Fortalecer Comunidades”.