A RNAES – Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável assinalou o Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, com o lançamento de uma nova ferramenta digital de Ciência Cidadã, que desafia os cidadãos a participarem ativamente na recolha de informação sobre os seus hábitos alimentares.
A aplicação “Somos o que comemos?” permite aos utilizadores avaliar o grau de adesão à Dieta Mediterrânica, partilhar receitas e refeições do quotidiano, refletir sobre o desperdício alimentar e promover escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis.
O desenvolvimento da aplicação resultou de um trabalho prévio junto da população portuguesa, através da aplicação de um questionário que permitiu definir a metodologia de análise dos hábitos alimentares. Os contributos recolhidos foram determinantes para a criação desta ferramenta, que valoriza o envolvimento direto dos cidadãos no processo científico.
A ferramenta encontra-se já disponível e a RNAES apela à participação de todos, reforçando que a colaboração dos cidadãos é essencial para a produção de conhecimento e para a promoção de práticas alimentares mais conscientes e equilibradas.
Participe na investigação! Partilhe o que come, inspire outros e contribua para um futuro mais saudável. A aplicação está acessível aqui, podendo ser utilizada no browser ou instalada num computador e dispositivos móveis.
A RNAES é um projeto apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e envolve um consórcio alargado de entidades, coordenado pelo Food4Sustainability CoLAB, que integra, entre outros parceiros, o Instituto Politécnico de Viseu, a Federação Minha Terra, a Associação In Loco e a CCDR Centro.
A rede conta ainda com a participação das 22 parcerias do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), lideradas pelos Grupos de Ação Local, cujos projetos foram financiados pelo PDR2020.
Saiba mais informações em www.rnaes.pt e https://www.pratocerto.pt/rnaes-rede-nacional-para-alimentacao-equilibrada-e-sustentavel.