Submeta AQUI a sua ficha de intenção de investimento. Obrigado!

ADER-SOUSA integra Grupos Operacionais para a Inovação

A Rede Rural Nacional (RRN) aprovou a intenção de dois Grupos Operacionais (GO) com a coordenação da ADER-SOUSA: GO-Cebola Garrafal e GO-INOVESPARGO.
ADER-SOUSA_GO
ADER-SOUSA_GO
A Rede Rural Nacional (RRN) aprovou a intenção de dois Grupos Operacionais (GO) com a coordenação da ADER-SOUSA: GO-Cebola Garrafal e GO-INOVESPARGO.

A Rede Rural Nacional (RRN) aprovou a intenção de dois Grupos Operacionais (GO) com coordenação da ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, reforçando a aposta na inovação agrícola e na valorização de produtos endógenos.

As duas intenções de iniciativa da ADER-SOUSA são: o GO-CEBOLA GARRAFAL e GO-INOVESPARGO.

O GO-CEBOLA GARRAFAL pretende afirmar esta variedade tradicional do Tâmega e Sousa como um produto de excelência, promovendo práticas de produção biológica, processos de melhoria participativo e técnicas de conservação pós-colheita. O projeto conta com uma parceria alargada que inclui a ADER-SOUSA, enquanto entidade coordenadora, a EPAMAC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses, o IPB – Instituto Politécnico de Bragança, a ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra, a Cooperativa Agrícola de Penafiel, a Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa, bem como vários produtores locais.

Já o GO-INOVESPARGO – Inovação Colaborativa para a Valorização Sustentável do Espargo em Portugal tem como objetivo a valorização sustentável do espargo em Portugal, através da estruturação de uma fileira nacional competitiva. A iniciativa aposta em modelos inovadores de cultivo, conservação pós-colheita, desenvolvimento de produtos transformados – como conservas, sopas e infusões – e capacitação técnica dos produtores. Pretende ainda organizar a produção e criar um modelo de negócio escalável e cooperativo, capaz de responder às exigências do mercado interno e externo. Os parceiros envolvidos neste projeto são a ADER-SOUSA, na coordenação, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Bragança, produtores agrícolas de várias regiões do país, a Cooperativa Agrícola de Felgueiras, a Concerta e a VGT Portugal.

Paralelamente, a ADER-SOUSA integra mais duas parcerias que viram as suas intenções aprovadas no âmbito dos Grupos Operacionais, uma no setor dos cereais tradicionais e outra sobre a vespa velutina.

Com estas iniciativas, a ADER-SOUSA reforça o seu papel de dinamização do território, apoiando os agricultores e promovendo a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos locais.

Conteúdo atualizado em 25 Setembro 2025

Gostou deste conteúdo?

Conteúdo atualizado em 25 Setembro 2025

Gostou deste conteúdo?

Notícias em Destaque