Conservação e Restauro da Villa Romana de Sendim
O presente projeto vem na sequência do anterior e teve por objetivo implementar um conjunto de medidas a efetuar nas …...
As terras do sousa possuem, em todas as suas freguesias, um vasto património, privado e público, que comprova a presença humana desde o séc. V a.C., e no qual se destacam, para além da Citânia de Sanfins, do Monte Mozinho, e da Villa Romana de Sendim, um grande número de edificações desde a época românica até ao presente, e também solares e casas rurais, distribuídas através de todo o território.
Este mesmo território possui também um valioso património rural com importante valor arquitetónico com vários núcleos rurais habitados e nos quais a população ainda exerce, nem que seja como atividade secundária, a agricultura.
Em termos de património arquitetónico, há que destacar os de carácter religioso, de onde se destacam os imóveis que fazem parte da Rota do Românico do Vale do Sousa. Desta riquíssima Rota do Românico, podemos evidenciar o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, fundado, segundo a tradição, em 1059.
Continuar a ler
Ao longo deste capítulo encontraremos intervenções diversificadas sobre os mais importantes cenários culturais deste território, desde os referidos monumentos da Rota do Românico do Vale do Sousa, aos Museus Rurais e Municipais, passando por Aldeias de Portugal, Pontes Medievais e ainda Sítios Arqueológicos.
Recolher texto
O presente projeto vem na sequência do anterior e teve por objetivo implementar um conjunto de medidas a efetuar nas …...