Oficina-Escola de Restauro do Móvel
Reforço da capacidade produtiva da Oficina-Escola de Restauro do Móvel, através do apoio ao investimento em matérias-primas e alguns equipamentos …...
Na designação de artes e ofícios tradicionais encontramos um leque diversificado de atividades, reconhecidas pelas suas características singulares e pelas suas potencialidades, sendo múltiplos e de grande visibilidade os impactos que podem ter como motor de desenvolvimento dos territórios e das suas comunidades. Para além do seu valor cultural e patrimonial, o artesanato interfere nos tecidos económico e social dos territórios, como fonte de rendimento e de emprego, como mais-valia turística e é um factor de ligação e envolvimento das populações com o seu território. As Terras do Sousa são um território onde há uma grande diversidade de produções artesanais, que passam pelos têxteis, materiais vegetais, madeiras, metais, cerâmicas e mesmo novos materiais, muitas vezes provenientes de reaproveitamento das indústrias locais.
A democratização do interesse e da procura de artesanato constitui um fenómeno recente. A sua redescoberta prende-se com a afirmação de um conceito englobante que tanto se confunde com o artesanato como, muitas vezes o instrumentaliza, falamos pois de identidade lo- cal e regional. É inegável que a defesa e a promoção do artesanato são fundamentais quando se pensa em projetos/intervenções e processos de desenvolvimento local.
Continuar a ler
É de destacar que, ao nível do artesanato, o território possui especificidades que, se bem exploradas serão uma mais valia para quem as realiza, com especial destaque para o Bordado da Terra de Sousa. Partindo da ideia da afirmação de um sentir e de um viver comum de identidades, não se torna difícil perceber que, atentar ao artesanato significa valorizar um património, não é só cultural, mas também social e económico. Neste sentido, o artesanato é um sector económico, social e cultural com uma importância vital para a construção de uma Europa que não deve ignorar ou menosprezar as suas raízes culturais específicas e que, em simultâneo, é ciosa de alcançar uma melhor qualidade de vida para todos os cidadãos. Urge, portanto, a estruturação deste sector sob pena de o descaracterizar e de o transformar uma “área residual de souvenirs”.
Como poderemos notar ao longo deste capítulo, os projetos apoiados pela Ader-Sousa possuem um significativo valor cultural e patrimonial e social, contribuindo deste modo, para a afirmação da identidade local e regional das Terras do Sousa.
Recolher texto
Reforço da capacidade produtiva da Oficina-Escola de Restauro do Móvel, através do apoio ao investimento em matérias-primas e alguns equipamentos …...