No mês de setembro os parceiros do Grupo Operacional, Go_vespa – Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora Vespa velutina nigrithorax na produção apícola (vespa asiática) reuniram-se no território da ADER-SOUSA, nos apiários do Sr. José Pinto (em Macieira da Lixa) e do Sr. António Soares (em Vila Cova da Lixa), para marcação de vespas com verniz colorido (preparação/simulação) e colocação de chips, com o objectivo de observar o seu comportamento.
Recorreu-se à ajuda de “camaroeiros” para captura de várias vespas vivas, tendo-se pintado diversas (uma cor diferente para cada apiário) que foram libertadas de seguida.
Em ambos os apiários se constatou que as vespas pintadas, após libertação, rapidamente voltavam à actividade de predação, tendo mesmo acontecido que uma vespa pintada foi novamente capturada.
Em ambos os apiários foi possível acoplar chips em vespas que levantaram voo tendo-os levado consigo. Embora não seja uma tarefa muito fácil de executar, percebeu-se que, com persistência a alguma perícia, é possível realizar a actividade, tendo sido importante a utilização de um “cachimbo apanha rainhas” e pinças comuns. Este tipo de actividade reveste-se de algum perigo, sendo sempre recomendável a utilização de fato específico para protecção contra a vespa.