No dia 5 de dezembro, decorreu no Mercado Local de Aguiar de Sousa, no âmbito do PNAES – Identidade Alimentar da AMP Rural, uma formação dedicada aos produtores. A sessão abordou dois temas principais: “Produção de hortícolas e frutícolas”, com a Eng.ª Ana Cristina Afonso, e “O Lado Financeiro da Agricultura”, com o Eng.º António Couto dos Reis.
A Eng.ª Ana Cristina Afonso, com vasta experiência como formadora, tem apoiado os produtores PROVE das Terras do Sousa durante os últimos três anos, enquanto o Eng.º António Couto dos Reis traz consigo mais de 30 anos de experiência no Centro de Gestão do Vale do Sousa.
A formação foi muito produtiva, especialmente na parte financeira, onde se discutiu como é que os produtores podem exercer a sua atividade legalmente, sem o receio de ver os seus impostos elevados. O destaque foi para o regime forfetário dos produtores agrícolas, que permite uma compensação calculada com base numa taxa de 6% sobre as vendas e serviços agrícolas, um benefício que pode gerar um “rendimento” extra aos produtores.
Embora o tempo tenha sido limitado para aprofundar a parte prática da produção de hortícolas e frutícolas, os participantes receberam um conjunto de fichas técnicas do Sistema de Garantia Participativo, que servirão para consolidar os temas abordados e auxiliar os produtores na implementação das práticas aprendidas.