Submeta AQUI a sua ficha de intenção de investimento. Obrigado!

Ensaios com variedades tradicionais de milho

ENSAIOS MILHO 2020 ADERSOUSA. B
ENSAIOS MILHO 2020 ADERSOUSA. B

Inserido no projecto LIVESEED, que tem como objectivo melhorar a transparência e a competitividade do sector das sementes biológicas e do sector de melhoramento de plantas encorajando uma maior utilização de sementes de agricultura biológica, está a ser realizado nas Terras do Sousa um ensaio de selecção e avaliação de germoplasma com a colaboração de agricultores locais. Esta parceria em envolve o Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior Agrária de Coimbra, a Cooperativa Agrícola de Lousada e a Ader-Sousa. Priorizando essencialmente populações de milho branco tradicionais das Terras do Sousa, e que têm vindo a ser objeto de investigação há mais de três décadas no âmbito do Programa VASO de melhoramento participativo.

Assim, no passado dia 15 de julho foi realizada a segunda visita às 4 explorações que fazem parte dos ensaios de selecção com o objectivo verificar a sua evolução, assim como, a troca de saberes entre os participantes.

As visitas aos campos de ensaio contaram com a presença do grupo de produtores envolvidos no trabalho de investigação, dos colaboradores da Escola Superior Agrária de Coimbra e ainda de técnicos da Ader-Sousa e das Cooperativas Agrícolas de Lousada, de Felgueiras, de Penafiel e de Paços de Ferreira.

Foram disponibilizados para a realização dos ensaios 4215 m², sendo 3270 m² destinados a ensaios de selecção massal (variedades brancas e amarelas) e a restante área destinada para a realização de ensaios de avaliação de germoplasma. Uma das variedades brancas, em selecção massal, é produzida em modo de produção biológica, sendo as restantes produzidas no denominado “modo convencional”, mas sempre com a preocupação de um cultivo amigo do ambiente e da qualidade de alimentar.

Os agricultores durante o mês de maio realizaram os trabalhos de preparação do terreno e as sementeiras, encontrando-se o ciclo vegetativo das cultivares com normalidade, considerando as diversas variáveis no modo de produção aplicado em cada exploração.

Durante a visita houve informação sobre a forma e os modos de selecção e de avaliação aplicados nos ensaios pelos técnicos da ESAC, sendo ainda explicada a importância destes recursos genéticos tradicionais para o desenvolvimento rural e para a continuidade da identidade cultural das comunidades locais. A preservação e valorização destes recursos genéticos associadas à investigação tem ainda como objectivo avaliar a adaptação das variedades de milhos branco e amarelo dos ensaios, para alimentação animal, para a confecção da tradicional broa do Vale do Sousa, e mesmo para outros destinos mais inovadores, tais como, espigas inteiras para a alimentação humana ou para efeitos decorativos.

O intercâmbio de conhecimento entre os agricultores foi muito satisfatório e positivo, sendo a visita bastante enriquecedora pelos esclarecimentos técnicos e científicos demonstrados, aliados ao conhecimento daqueles e ainda pela diversidade de milhos a ensaio e pela diversidade de destinos aplicáveis à produção dos milhos.

A semente foi oferecida pela ESAC, sendo que pelo menos 60% da produção irá reverter para o agricultor local, e a restante para a investigação em curso.

Está prevista a realização de uma nova visita na altura da colheita da espiga.

 

 

Conteúdo atualizado em 23 Julho 2020

Gostou deste conteúdo?

Conteúdo atualizado em 23 Julho 2020

Gostou deste conteúdo?

Notícias em Destaque