A ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa é parceira não académica do projeto europeu EPHEMERAL – Entrepreneurship and Place: How Entrepreneurs Manage Evolving Relationships Across the Life-cycle, uma iniciativa de investigação e formação avançada financiada pelo programa Horizonte Europa, no âmbito das Marie Skłodowska-Curie Doctoral Networks (MSCA-DN).
Selecionado como um dos 36 consórcios financiados em Portugal, o projeto EPHEMERAL tem como principal objetivo compreender de que forma os empreendedores moldam, transformam e se relacionam com os territórios rurais ao longo do tempo, considerando os diferentes ciclos de vida, as transformações territoriais e os atuais desafios sociais e económicos à escala global. O projeto pretende ainda formar uma nova geração de investigadores capazes de atuar como agentes de mudança para o desenvolvimento rural sustentável na Europa.
O consórcio EPHEMERAL é coordenado pela University of Southern Denmark e reúne cinco universidades europeias de referência, entre as quais a Universidade de Aveiro, a University of Groningen, a Northumbria University e a University of Valencia. Para além das instituições académicas, o projeto conta com diversos parceiros não académicos europeus, assegurando uma abordagem interdisciplinar, internacional e fortemente aplicada.
Em Portugal, o projeto é desenvolvido na Universidade de Aveiro, com coordenação científica das investigadoras Elisabete Figueiredo e Celeste Eusébio, integradas no GOVCOPP, que lideram o Work Package 4 – Evolving Rural Places. Neste âmbito, serão orientados dois jovens doutorandos em áreas estratégicas para o desenvolvimento territorial.
A ADER-SOUSA assume um papel particularmente relevante no desenvolvimento da temática “Produtos agroalimentares, identidades territoriais e relações rural-urbano”, que pretende analisar de que forma os produtos agroalimentares de origem rural contribuem para (re)conectar territórios, culturas e identidades, sobretudo na relação entre o rural e o urbano. Esta investigação irá aprofundar o papel das redes, das parcerias e das cadeias curtas de abastecimento alimentar na valorização dos territórios rurais.
Neste contexto, a ADER-SOUSA, juntamente com a ATAHCA, terá um contributo fundamental através da sua experiência na dinamização da iniciativa PROVE, um projeto que promove relações de proximidade entre produtores e consumidores locais. A associação irá apoiar o trabalho de campo, contribuir para a compreensão dos valores e objetivos da iniciativa e facilitar o contacto com os diferentes atores envolvidos nas cadeias agroalimentares locais.
O trabalho de investigação contará ainda com a coorientação do James Hutton Institute, estando previstos estágios internacionais na Escócia e nos Países Baixos, reforçando a dimensão europeia e comparativa do projeto.
A participação da ADER-SOUSA no projeto EPHEMERAL reforça o seu compromisso com a inovação, a valorização dos produtos locais, o fortalecimento das economias rurais e a promoção de modelos de desenvolvimento sustentável, afirmando-se como um parceiro estratégico na construção de conhecimento e de soluções para os desafios dos territórios rurais.