Quadriénio 2021-2025
Direção
Presidente
Câmara Municipal de Penafiel
representada por Pedro Miguel Santana Cepeda
Vice-presidentes
Câmara Municipal de Felgueiras
representada por Joel Rui Carvalho da Costa
Câmara Municipal de Lousada
representada por Maria do Céu Rocha
Câmara Municipal de Paços de Ferreira
representada por Paulo Jorge Rodrigues Ferreira
Câmara Municipal de Paredes
representada por Renato Cardoso de Almeida
Vogais
Terras de Felgueiras – Caves Felgueiras, CRL
representada por Fernando Jorge de Sousa Ribeiro
Cooperativa Agrícola de Lousada
representada por José Manuel de Babo Magalhães
Associação Empresarial de Paços de Ferreira
representada por Filipa Andreia Belo Carvalho Pereira Soares
Associação Paredes para a Inclusão Social
representada por Paulo Jorge Moreira da Silva
Associação Empresarial de Penafiel
representada por João Pedro Meireles de Begonha
Penafiel Activa, EEM
representada por Ana Catarina Barbosa Ferreira
Mesa da Assembleia Geral
Presidente
A Lavoura de Paços de Ferreira
representada por Idalino José da Silva Leão
Vice-presidente
Associação Empresarial de Felgueiras
representada por Paulo Fernandes Teixeira
Secretário
Associação Cultural José Guilherme Pacheco
representada por Ricardo Moura
Conselho Fiscal
Presidente
Ensino Profissional de Felgueiras, E.M., Unipessoal, Lda.
representado por Vera Lúcia Ribeiro Sampaio
Vice-presidente
Coopenafiel – Cooperativa Agrícola de Penafiel
representada por Vítor Daniel de Castro Carvalho Moutinho da Rocha
Vogal
Adega Cooperativa de Lousada
representada por António José de Castro Couto dos Reis
Organigrama
Competências
Assembleia Geral
- Genericamente – todas as deliberações não compreendidas nas atribuições legais ou estatutárias dos outros órgãos sociais.
- Especificamente – eleger e destituir os titulares dos cargos dos órgãos sociais e a Mesa da Assembleia; apreciar e votar anualmente o Balanço e o Relatório de Contas da Direcção, bem como o parecer do Conselho Fiscal; apreciar e votar anualmente o Orçamento e o Plano de Actividades para o ano seguinte; alterar os Estatutos e aprovar e alterar os Regulamentos Internos; funcionar como instância de recurso relativamente à admissão de associados; suspender ou excluir associados; fixar as quotas a pagar pelos sócios; autorizar que sejam demandados os titulares dos órgãos sociais, gerentes e outros mandatários, por actos praticados no exercício das suas funções; votar a dissolução da ADER-SOUSA.
Conselho Fiscal (2023-2025)
- Examinar, sempre que julgue conveniente, a escrita, a documentação e valores da Associação;
- Emitir parecer sobre o Balanço, o Relatório e as Contas do exercício e sobre o Orçamento e o Plano de Actividades para o ano seguinte;
- Solicitar a convocação da Assembleia-geral;
- Verificar o cumprimento da leia, dos Estatutos e dos Regulamentos da Associação.
Direção
- Velar pelo cumprimento dos Estatutos, Regulamento(s) interno(s) e deliberações dos órgãos sociais;
- Admitir os associados e propor a sua exclusão;
- Solicitar a convocação da Assembleia-geral;
- Elaborar e submeter ao parecer do Conselho Fiscal e à apreciação e votação da Assembleia-geral, o Balanço, o Relatório e Contas de exercício, bem como o Plano de Actividades e o Orçamento para o ano seguinte;
- Admitir e gerir o pessoal;
- Aprovar a Politica da Qualidade;
- Aprovar os Objectivos Anuais da Qualidade;
- Aprovar o Manual da Qualidade;
- Aprovar a revisão do Sistema da Qualidade;
- Aprovar a admissão e a demissão de colaboradores;
- Aprovar as propostas de Formação.
Coordenador da Equipa Técnica
Coordenar todo o trabalho desenvolvido pela Equipa Técnica, fazendo a ligação entre a Direcção e aquela. É o representante da Direcção para a Qualidade, e, como tal, compete-lhe:
- Aprovar o Plano de Auditorias Internas;
- Aprovar os documentos do Sistema da Qualidade;
- Nomear o técnico responsável pelo Departamento da Qualidade;
- Efectuar, juntamente com o Departamento da Qualidade, a revisão do Sistema da Qualidade.
Equipa Técnica
- Elaborar os processos de candidatura da ADER-SOUSA a programas que a permitam gerir fundos;
- Proceder à formatação de regulamentos e formulários de candidatura;
- Divulgar os programas;
- Definir os critérios de selecção das candidaturas;
- Receber as candidaturas;
- Apreciar e dar um parecer técnico sobre as mesmas;
- Proceder à formalização dos financiamentos;
- Acompanhar os projectos aprovados;
- Verificar os documentos de despesa;
- Preparar os mecanismos de transferência de verbas;
- Realizar os relatórios de acompanhamento;
- Realizar as avaliações dos projectos.
Departamento da Qualidade
- Propor os Objectivos Anuais da Qualidade e respectivo Programa;
- Controlar e avaliar a concretização do Programa Anual da Qualidade;
- Recolher e tratar os dados de satisfação dos clientes;
- Monitorizar a eficácia dos processos;
- Recolher os indicadores necessários à avaliação do Sistema da Qualidade;
- Elaborar o relatório de revisão do Sistema da Qualidade;
- Elaborar os documentos do Sistema da Qualidade;
- Controlar os documentos do Sistema da Qualidade;
- Liderar o tratamento de Não Conformidades;
- Liderar as auditorias internas da Qualidade;
- Manter o contacto com a entidade certificadora.
Assessoria Jurídica
- Dar todo o apoio ao nível legal que a Associação necessite.
Departamento Financeiro-Administrativo
- Gerir toda a parte financeira e administrativa da Associação e analisar os estudos económico-financeiros relativos aos projectos que a Equipa Técnica lhe submeter.