No passado dia 28 de maio, a sub-região do Tâmega e Sousa deu um passo significativo ao aderir à IN.N.E.R. – International Network of Eco Regions, reforçando o seu compromisso com a valorização dos recursos locais e o desenvolvimento sustentável do território.
A Bio-Região do Tâmega e Sousa é uma iniciativa intermunicipal que reúne os 11 municípios da região com o objetivo de promover a agricultura biológica, valorizar os recursos locais e mobilizar as comunidades para um futuro mais sustentável. É neste contexto que a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em estreita colaboração com os parceiros fundadores da Bio-Região, sendo a ADER-SOUSA um deles, promove o ciclo de conferências “Cuidar da Terra, Valorizar o Local” – um espaço de reflexão e partilha sobre práticas agroalimentares sustentáveis já implementadas no território.
A primeira conferência, intitulada “Produção Bio de Mirtilos e Mel: Boas Práticas e Desafios”, terá lugar no próximo dia 7 de julho, entre as 21h00 e as 22h00, em formato online.
A sessão terá início com o enquadramento da Bio-Região do Tâmega e Sousa, a cargo de Telmo Pinto, Primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa. Seguindo-se a intervenção de Maria José Dias, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Resende, que abordará o papel dos municípios na promoção da agricultura biológica e na valorização do mundo rural. Filipe Sousa, responsável da Mirtilbrum, partilhará a sua experiência enquanto produtor, abordando boas práticas e os desafios que tem enfrentado na produção biológica de mirtilos e mel.
A participação é gratuita, mas obrigatória aqui.
O futuro do território constrói-se com o envolvimento de todos/as. Contamos com a sua presença!