Identidade Alimentar na AMP




Identidade Alimentar na AMP

Código – PDR2020-20.2.4-FEADER-086758
Alimentação | Sustentabilidade | Dieta Mediterrânica
O projeto Identidade Alimentar na Área Metropolitana do Porto, foi desenvolvido no âmbito do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável, numa parceria que envolveu a ADER-SOUSA, ADRIMAG, ADRITEM, Litoral Rural e a AMP.
O projeto teve como objetivo geral a promoção da dieta mediterrânica e da literacia alimentar e a educação e o combate ao desperdício alimentar, através de ações de sensibilização para uma alimentação sustentável e equilibrada.
Para tal, foram definidos os seguintes objetivos específicos:
a) Incentivar o consumo de produtos locais, de época e tradicionais, em consonância com os princípios da Dieta Mediterrânica;
b) Promover o consumo com Identidade Alimentar Mediterrânica Territorial, melhorando a qualidade nutricional da oferta alimentar e combatendo a precariedade alimentar;
c) Realizar ações de aconselhamento e de sensibilização sobre a Dieta Mediterrânica, promovendo e valorizando os produtos endógenos, os produtos de qualidade certificada e a Dieta Mediterrânica;
d) Promover a adoção de uma alimentação sustentável através da educação para uma alimentação saudável;
e) Promover a economia e o desenvolvimento socioeconómico da Área Metropolitana do Porto.O projeto contribui para a acessibilidade de pessoas com deficiência, uma vez que a sinalética tem a possibilidade de leitura em braille e o website com uma PWA integrada tem uma série de ferramentas (menu acessibilidade – UserWay) que facilitam a leitura do mesmo.
Com base em pesquisa bibliográfica e contactos diversos que envolveram 376 participantes, 40 entidades, num total de 53 reuniões (presenciais e online) e 13 visitas de campo, foi construído o Manual de Identidade Alimentar da Área Metropolitana do Porto -Rural. Seguiu-se a apresentação do mesmo ao longo de 13 sessões, uma por município, com mais de 430 pessoas envolvidas. É de salientar a adesão significativa de toda a comunidade, entidades e associações às apresentações do Manual nos diversos municípios, mostrando sempre muito interesse pelas temáticas abordadas, informações transmitidas e problemáticas levantadas, assim como a vontade de os procurar resolver e colocar o Manual em prática.
Após a produção do manual foram desenvolvidas uma série de ações de mentoria, que no caso das Terras do Sousa tiveram como objetivo a definição do plano de dinamização, divulgação e promoção do mercado de Aguiar de Sousa, com a apresentação do mesmo à comunidade, identificação de produtores de Aguiar de Sousa, formação sobre a produção de hortícolas e frutas e sobre contabilidade agrícola, levantamento de necessidades e caraterização dos produtores, participação na Feira da Alimentação da EB de Bitarães nas IV Jornadas do Ambiente para divulgação do Manual.
O projeto contou também com a produção de alguns materiais de promoção, como seja, um vídeo, 4 podcasts, e uma mascote cuja presença nos diversos eventos fez a delícia dos mais novos.
Documentação
INVESTIMENTO | COMPARTICIPAÇÃO
7.570,10 € | 7.570,10 €
CONCLUSÃO
31 de março de 2025
Visite o site Identidade Alimentar AMP-Rural
