No passado dia 4, decorreu em Paços de Ferreira, uma das duas últimas caminhadas organizadas no âmbito do projeto Gigantes Verdes, com a presença de 21 participantes.
A caminhada decorreu na Quinta das Glicínias, propriedade com 2 hectares, dedicada ao alojamento e eventos, onde vivem diversos Gigantes Verdes, entre pinheiros mansos, cedros, faias, carvalhos, castanheiros e sobreiros.
Foi uma manhã muito bem passada, com a oportunidade dos embaixadores fazerem registos e dos restantes participantes conhecerem o projeto e compreenderem a importância da preservação destas árvores, designadamente porque são 8 vezes mais importantes para a biodiversidade e têm 68 vezes mais carbono armazenado nos seus tecidos do que uma árvore com 10 anos.
No âmbito do projeto dos Gigantes Verdes já foram registados 7.726 Gigantes Verdes nos 10 concelhos abrangidos, para um objetivo de 7.500, no entanto, nos seus passeios e caminhadas os embaixadores já registaram quase 16.000 Gigantes Verdes em 193 diferentes concelhos, números que certamente continuarão a aumentar ao longo dos anos.
A última ação do projeto será a realização de um bootcamp para os embaixadores no final de outubro.
O projeto Gigantes Verdes foi financiado em 75% pelo Programa EDP Energia Solidária, sendo os restantes 25% dos concelhos de Felgueiras, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel assegurados pela ADER-SOUSA.





(Fotos João Cruz)