O XI Capítulo de Entronização, que contou com mais de 305 participantes, de 52 confrarias, sendo 4 espanholas e 1 francesa, decorreu na Igreja da Misericórdia de Penafiel, logo após a missa dominical, cujos cânticos litúrgicos foram interpretados pelo Opera Intermezzo.
A cerimónia foi antecedida por um pequeno-almoço servido no Jardim dos Namorados, onde foram servidos diversos petiscos, como pataniscas, sopa seca doce, bifanas e, com grande destaque, presunto e cebola, seguindo-se um cortejo até à Igreja da Misericórdia acompanhado pelo Grupo Zés Pereiras e Gaitas de Foles e pela Banda Musical de Rio de Moinhos.
Após a “fotografia de família” e brindes à saída da cerimónia, seguiu-se um novo cortejo até ao Penafiel Park Hotel & SPA onde decorreu o almoço do Capítulo, fechado com uma atuação do Rancho Folclórico Zé do Telhado e troca de lembranças.
O dia terminou com um novo cortejo até à AGRIVAL para uma prova de vinhos.
A Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa, criada em 2013, já conta com 290 confrades efetivos e 51 confrades “Ad Honoris”, tendo neste dia sido entronizados 19 novos confrades efetivos e 6 de honra.
Assinala-se também que a Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa, conjuntamente com o Município de Penafiel, no dia 24 de agosto, inaugurou um monumento alusivo às fileiras que promove e defende, o Presunto e a Cebola de Penafiel (variedade Garrafal).
O dia escolhido para esta inauguração revestiu-se de um significado especial, pois representa uma data histórica para as gentes de Penafiel, uma vez que é o dia em que se celebra a romaria em honra de S. Bartolomeu e é também o momento mais alto da Feira da Cebola, que se realiza há já quase dois séculos em Penafiel. Este monumento é sobretudo um tributo às gentes deste território pelo vigor do seu trabalho árduo e do sacrifício que marcam as rotinas do seu dia a dia.