Desde o início do Registo Zootécnico, em 1981, os serviços da Secretaria Técnica do RZ/ LG possuem informação sobre a Raça Barrosã. Esta informação recolhida ao longo dos anos privilegiou essencialmente dados sobre os nascimentos e o registo no Livro de Adultos, havendo pouca informação das baixas no efetivo. Os criadores quase nunca comunicavam as vendas ou os abates de animais, fazendo com que o arquivo ativo tivesse números que já não correspondiam à realidade.
Foi com base nesta realidade e com a crescente necessidade melhorar o atendimento aos associados e de lhes proporcionar novos serviços que a AMIBA, através do presente projecto de cooperação nacional entre a ADER-SOUSA, Adriminho, Atahca, Probasto e Sol do Ave, decidiu actualizar os dados relativos ao efetivo bovino da Raça Barrosã tais como, número total, sua localização, estratificação etária, dimensão da exploração, idade do proprietário, importância da raça na exploração, etc.. Para tal desenvolveu um inquérito que pudesse, de uma forma simples e sistemática, colmatar esta falha na já extensa informação disponível na Secretaria Técnica da Raça Barrosã. O inquérito foi efetuado a todos os criadores de bovinos da Raça Barrosã (3.520), de todos os concelhos da sua área de influência, tornando-se um importante utensílio no estudo e implementação de medi- das de apoio aos criadores da raça e a toda a região em que está implantada.
A realização do inquérito a todos os criadores permitiu: identificar, quantificar e localizar todo o efetivo da Raça Bovina Barrosã existente na sua área geográfica de produção; for- necer indicadores para um aumento da comercialização da “Carne Barrosã”; caracterizar os criadores e as suas explorações tendo em vista a introdução de medidas que aumentem a qualidade de vida destas populações, preservando e aumentando a importância desta raça autóctone; aumentar e atualizar os dados disponíveis na Secretaria Técnica do Registo Zootécnico / Livro Genealógico da Raça Barrosã.