Foi na Aldeia de Quintandona, no concelho de Penafiel, que o grupo iniciou a visita, às Terras do Sousa. Recebidos no Centro Interpretativo, espaço destinado ao acolhimento e apoio ao visitante, puderam conhecer os produtos locais, feitos pelos habitantes da aldeia e alguns artigos relacionados com a história de Quintandona.
No âmbito do apoio ao alojamento turístico, a Casa de Valxisto, foi um exemplo de sucesso, que puderam também visitar. A referência aos produtos hortícolas, frutícolas, a geleia, o licor de medronho e a prática de uma agricultura sustentável, onde se denota o incentivo ao turismo participativo, estiveram também em agenda.
Outro momento a destacar, foi a visita guiada à Aldeia Quintandona, onde se evidenciou toda a sua história e características infraestruturais, gastronómicas e culturais.
Já no Centro Cultural Casa de Xiné, houve a oportunidade de se fazer uma apresentação da ADER-SOUSA e de todo o seu trabalho desenvolvido ao longos dos anos, de forma mais detalhada.
Após o almoço, onde a gastronomia local esteve em destaque, a visita deu continuidade no concelho de Paços de Ferreira, nos Paladares Paroquais, somando-se mais um projeto onde a ADER-SOUSA fez a diferença e que impressionou os visitantes, pelo seu belo exemplo de economia social. De salientar que este projeto, foi criado para responder a várias necessidades sociais, das Paróquias de Arreigada, Ferreira e Frazão. Os seus queijos, compotas e bolachas são já referência em toda a região.
O Vinho Verde, não poderia faltar no programa e foi no concelho de Lousada, mais concretamente na Quinta de Marlães que o grupo oriundo da Polónia, pode conhecer o processo de produção do vinho verde branco (castas, maturação da uva, engarrafamento, a rega, etc), produzido na referida Quinta.
Depois de apresentados os diversos projetos e iniciativas da ADER-SOUSA, os visitantes mostraram-se impressionados com o trabalho realizado pela associação e destacaram a importância da cooperação entre os diferentes grupos de ação local, para a troca de experiências e boas práticas.
No final do encontro, foram trocadas algumas lembranças de ambas as regiões, como forma de estreitar os laços de amizade e cooperação entre a ADER-SOUSA e o GAL da região de Biala Podlaska. Foi uma troca de experiências muito enriquecedora para ambas as partes.
Este dia ficou marcado pela partilha de conhecimento e experiências, com o território das Terras do Sousa a ser exemplo de boas práticas.





