
ARQUEOLOGIA EM TERRAS DE SOUSA E TÂMEGA | Ciclo de Conferências
A Arqueologia continua a estar em debate no concelho de Felgueiras. Durante os meses de Março, Abril, Maio, Junho e Julho, a autarquia promove, em vários locais do concelho, seis conferências sobre marcos característicos da região do Tâmega e Sousa, trazendo até Felgueiras especialistas na área que debaterão a “Arqueologia em terras de Sousa e Tâmega”.
Depois das conferências “Arqueologia na Igreja de Idães”, “Tongóbriga, Cidade Transduriana” e “O Castro da Senhora Aparecida”, seguir-se-ão “O Românico do Vale do Sousa” (16 de junho), “As necrópoles do concelho de Amarante” (7 de julho) e “A Igreja Velha de Lordelo (21 de julho). Estas conferências decorrem todas às 15h00, num sábado, diferindo apenas no local de realização. O objetivo é percorrer o concelho com temáticas que fazem parte da História de todos.
17 de março | Arqueologia na Igreja de Idães
Orador: Dr. Luís Sousa, Gabinete de Arqueologia da C. M. de Lousada
Local: Biblioteca – Polo de Idães
21 de abril | Tongóbriga, Cidade Transduriana
Orador: Prof. Doutor Lino Augusto Tavares Dias, FAUP
Local: Biblioteca Municipal de Felgueiras
26 de maio | O Castro da Senhora Aparecida (Pinheiro, Felgueiras)
Oradores: Dr. Marcelo Mendes Pinto, Gabinete de Arqueologia da C. M. Felgueiras/Investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória – FLUP) e José Ribeiro, Gabinete de Arqueologia da C. M. Felgueiras
Local: Museu Casa do Assento – Friande
16 de junho | O Românico do Vale do Sousa
Orador: Dr. Manuel Luís Real, Investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória -FLUP) e do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Local: Casa do Adro – Pombeiro
7 de julho | As necrópoles do concelho de Amarante
Oradora: Drª Helena Portela
Local: Casa da Cultura Leonardo Coimbra – Vila Cova da Lixa
21 de julho | A Igreja Velha de Lordelo
Orador: Dr. Marcelo Mendes Pinto, Gabinete de Arqueologia da C. M. Felgueiras e Investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Faculdade de Letras do Porto – FLUP)
Local: Casa do Risco – Airães