A 19 de maio, no âmbito do ensaio de selecção de variedades tradicionais de milho no Vale do Sousa, foram realizadas pelo IP ESAC e a ADER-SOUSA visitas a quatro dos produtores locais aderentes a esta iniciativa piloto na região, com o intuito de verifacar quais as condições das explorações agrícolas e quais as variedades tradicionais a seleccionar para cada tipo de ensaio, atendendo também ao destino da produção de cada uma destas explorações.
Foram disponibilizados para a realização dos ensaios de selecção e de avaliação das variedades tradicionais de milho branco e amarelo um total de 0,56 ha, sendo que 0,1 ha vão ser afectos a um ensaio de avaliação e os restantes a ensaios de selecção.
Os ensaios efectivos contemplam várias tipologias, ou seja, ensaios de selecção e adaptação de germoplasma quer de variedades de milho branco e amarelo e ainda um ensaio de avaliação onde serão analisadas mais de 5 variedades de milho regional branco e amarelo. As explorações aderentes são caracterizadas como sendo explorações que adoptam modos de produção convencional, com algumas preocupações quanto a modos de cultivo amigos do ambiente e da qualidade de alimentar, sendo que uma das explorações objecto de ensaio está certificada em modo de produção biológico.
Os agricultores durante o mês de maio começaram a realizar os trabalhos de preparação dos terrenos para que as sementeiras se iniciem no final deste mês.
Para além desta primeira visita, está previsto o acompanhamento técnico às explorações pelos colaboradores do IP ESAC, COPAGRI e da ADER-SOUSA em mais duas fases do ciclo produtivo, designadamente, ao milho “joalheiro” e antes da colheita, onde se avaliará e seleccionarão alguns exemplares de espigas. Na segunda fase será realizada uma visita do grupo de trabalho e dos produtores à exploração onde se vai realizar o ensaio de avaliação das variedades regionais, para verificar in loco a sua evolução, assim como para a troca de experiências.
No culminar dos referidos ensaios de campo será realizado um encontro público onde serão apresentados os resultados provenientes dos respectivos ensaios de conservação, melhoramento e valorização dos recursos genéticos locais realizados nas Terras do Sousa durante 2020.