Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos

Divulgar BIO

Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos Projetos Concluídos

Divulgar BIO

Agricultura Biológica

Projeto realizado no âmbito da Ação 20.2 – Rede Rural Nacional – Área de Intervenção 4, da Medida 20 – Assistência Técnica do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020.

Com este projeto foi possível identificar dúvidas e lacunas de conhecimento dos agricultores em relação à agricultura biológica, através da realização de oficinas locais e visitas a produtores biológicos e sistemas de comercialização de produtos biológicos, de outras regiões do país e de Espanha. A identificação dessas dúvidas e lacunas foi realizada através de um processo participativo, no qual os agricultores foram uma parte ativa, e serviu de base à definição dos conteúdos chave incluídos nos manuais produzidos sobre agricultura biológica.

Desenvolvido por uma parceria de 5 entidades composta pelo IPC – Instituto Politécnico de Coimbra, como chefe de fila, ADER-SOUSA, COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola, Douro Superior Associação de Desenvolvimento e Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul.

O objetivo do projeto consistiu no desenvolvimento de um plano de comunicação destinado a agricultores, visando a sua conversão para agricultura biológica.

O projeto foi desenvolvido através das seguintes ações:

  1. Realização de 8 oficinas com agricultores e técnicos no território de quatro dos parceiros (ADER-SOUSA, COTHN, Douro Superior e Pinhal Maior), com o objetivo de analisar com os agricultores as vantagens da agricultura biológica e as dificuldades da sua aplicação prática. Privilegiou-se uma abordagem prática dos métodos de produção, certificação e comercialização em agricultura biológica, sendo enfatizada a troca de ideias, conhecimentos e experiências entre os agricultores e os facilitadores da Escola Superior Agrária de Coimbra (IPC-ESAC), permitindo compreender as principais dúvidas e necessidades de informação dos agricultores de forma a dar-lhes especial destaque nos manuais a produzir no âmbito do projeto.
  2. Realização de um dia de campo na área certificada em agricultura biológica da ESAC, proporcionando aos agricultores envolvidos no projeto um  contacto direto com as principais práticas produtivas e tecnologias utilizadas para, num contexto prático e informal, se discutirem as principais dúvidas e dificuldades inerentes a um processo de conversão. 
  3. Realização de 4 visitas a explorações e estruturas de comercialização de produtos biológicos na área de influência dos parceiros ADER-SOUSA, COTHN, Douro Superior e Pinhal Maior, possibilitando troca de ideias e partilha de opiniões. Pretendeu-se, desta forma, diversificar os temas de reflexão dos participantes através do contacto com outros sistemas e cadeias agroalimentares e reforçar o espírito crítico da equipa do projeto relativamente às matérias fundamentais a incluir nos manuais.
  4. Visita organizada pelo COTHN a várias explorações agrícolas biológicas na zona de Andaluzia e ao mercado biológico de Sevilha para troca de experiências e informações entre técnicos e agricultores dos dois países, visando reforçar a identificação das principais oportunidades e desafios deste modo de produção
  5. Elaboração de 4 manuais destinados a agricultores, apresentados no seminário final e distribuídos gratuitamente, estando também disponíveis on-line. Os manuais são sobre a “Agricultura Biológica Passo a Passo” e abordam os seguintes temas: “Conversão e certificação”, “O solo e a água”, “Promoção e Biodiversidade” e “Gestão e comercialização”.
  6. Produção de 2 brochuras dedicadas à produção de culturas hortícolas e frutícolas em agricultura biológica.
  7. Realização do seminário final para apresentação da metodologia e resultados do projeto.

Documentação

Para mais informação consulte o site aqui.

INVESTIMENTO | COMPARTICIPAÇÃO
15.997,27 € | 15.852,12 €

CONCLUSÃO
31 de julho de 2022

Conteúdo atualizado em 17 Outubro 2025

Gostou deste conteúdo?

Notícias em Destaque