Destaques, Produtos Locais

XIV Semana Gastronómica do Capão à Freamunde

Este ano, a Semana Gastronómica do Capão à Freamunde vai decorrer de 30 de Novembro a 13 de Dezembro, envolvendo 14 restaurantes do Concelho. Freamunde ornamenta-se, uma vez mais, a preceito, porque está a comemorar os 300 anos do Capão de Freamunde, uma tradição do concelho que terá sido reconhecida, por alvará régio, em 1719.

A Semana Gastronómica visa a promoção desta iguaria única no país e continua a surpreender, quer pelo número de restaurante aderentes, quer pelo facto de já ter conquistado nomes maiores da Cozinha Portuguesa, de que são exemplo os nossos embaixadores, Chef´s consagrados a nível nacional e internacional, e outras personalidades de relevo nacional.

Ao longo das várias edições, foram consagrados Embaixadores do Capão à Freamunde, Fernando Melo (Embaixador Honorário), Hélio Loureiro (Embaixador Honorário), António da Silva (Chef Honorário), Chef Pedro Lemos (Estrela Michelin), Chef Rui Paula (Estrela Michelin), Chef António Loureiro (Estrela Michelin), entre muitos outros. Este ano, serão consagrados como Embaixadores do Capão à Freamunde, o Chef Diogo Rocha (Estrela Michelin), Chef Tiago Santos, Chef Madalena Dias, Chef Rui Silvestre, Carlos Ramos (Cegos Por provas) e Arnaldo Lopes.

Capão à dose
Por regra, o Capão é servido à unidade, mediante encomenda prévia, mas este ano, mais uma vez, os restaurantes aderentes da Semana Gastronómica vão servir também capão à dose (apenas durante a semana gastronómica, cada restaurante tem um dia marcado em que serve capão em dose, seja ao almoço seja ao jantar). O objetivo desta iniciativa é proporcionar a mais pessoas degustar Capão à Freamunde!

Concurso do Capão
O prémio para o Melhor Capão Confecionado será entregue no dia 12, na Quinta do Pinheiro, em Freamunde, durante o Jantar de Gala promovido pela Associação de Jovens Ao Futuro (AJAF), com o apoio da Confraria do Capão, da Associação de Criadores de Capão e da Junta de Freguesia de Freamunde, em parceria com a Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Neste evento, reúnem-se à mesma mesa vários apreciadores deste prato, convidados de Confrarias, produtores e gastrónomos, jornalistas e personalidades estrangeiras que se deslocam à Capital Europeia do Móvel para da saborearem um “manjar dos deuses”.

Feira dos Capões
A celebrar 300 anos, no dia 13 de Dezembro, realiza-se a tradicional “Feiras dos Capões”, onde vários produtores de galináceos participam no concurso de melhor capão vivo. Esta é uma ocasião única para serem apreciados diversos exemplares de rara beleza, alguns exibindo um soberbo porte físico. O concurso visa, fundamentalmente, incentivar os criadores de capão a manterem viva esta tradição de Freamunde. A Feira dos Capões foi oficialmente instituída a 3 de Outubro de 1719 por provisão d’El-Rei D. João V. Os estudiosos indicam-na como costume medieval, pelos relatos de notícias em documentos do Séc. XV. O melhor da feira, e o que lhe concedeu a fama e popularidade dos dias de hoje, é o imenso mercado de aves que atrai milhares de visitantes à Cidade de Freamunde vindos de todo o Portugal e até de Espanha, sobretudo da Galiza.

Capão de Freamunde – IGP
A certificação do Capão de Freamunde, com a denominação de Indicação Geográfica Protegida (IGP), resultado do trabalho da Ader-Sousa, tem levado a Câmara de Paços de Ferreira a apostar na promoção desta especialidade em diversas capitais europeias, de modo a que o Capão de Freamunde ombreie lado a lado com outras especialidades da gastronomia europeia e mundial.

Entre 30 de novembro e 13 de dezembro, 14 restaurantes de Paços de Ferreira recebem a XIV Semana Gastronómica do Capão à Freamunde. Faça já a sua marcação num dos restaurantes aderentes:

A.Rei.a
Aidé
Al’Capão
Casa Anhinho
Casa de São Francisco
Lareu’s
O Gusto
O Marceneiro
O Tarasco
O Telheiro
Parrilhada
Restaurante da Presa
São Domingos
Tapper – Fine Food and Special Drinks

AnteriorSeguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA (ESCRITÓRIOS)

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

MORADA (SEDE)

Mosteiro de Pombeiro
Pombeiro de Riba-Vizela
4610-637 Felgueiras
Portugal

Destaques

Send this to a friend