Destaques, Vespa Velutina

Casa cheia para debater a Vespa velutina na Agrival

Decorreu no passado dia 29 de agosto, no auditório da Agrival em Penafiel, o seminário “Vespa velutina – uma ameaça real”, evento organizado pela Ader-Sousa no âmbito do projeto “Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora Vespa velutina nigrithorax (Vespa velutina) na produção apícola” a ser desenvolvido em parceria pela Ader-Sousa, Dolmen, UTAD e associações de apicultores da região do Tâmega e Sousa.

A Sessão de abertura do seminário foi presidida e iniciada pela Vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Susana Oliveira, seguida pelos coordenadores da Ader-Sousa e Dolmen, respetivamente José Sousa Guedes e Elsa Pinheiro, e encerrada por Celina Bouça, chefe de divisão da DRAPN e em representação da diretora regional.

Na presença de uma centena de participantes foram abordados, pelos oradores, alguns temas sobre a problemática da vespa velutina (vespa asiática). A Intervenção de José Aranha, professor na UTAD, foi focada na apresentação de resultados do grupo operacional acima referido e que está em ação desde Janeiro de 2018. Paulo Russo, também professor na UTAD, explanou o tema sobre a biologia da espécie, sua identificação e invasão no território. O terceiro tema – boas práticas no combate à vespa velutina e construção de armadilhas ficou a cargo de Alexandre Vieira, da Apimarão. Por último, Nuno Santos, do serviço da proteção civil municipal de Penafiel falou sobre a atuação dos serviços municipais na identificação e eliminação dos ninhos da vespa velutina.

De seguida, houve a oportunidade dos presentes colocarem questões, que os oradores prontamente passaram a responder e a esclarecer.

 

 

Com este seminário a Ader-Sousa pretendeu abordar e transmitir aos apicultores da região, conhecimentos sobre a problemática da vespa velutina, desde a vertente de uma melhor identificação da espécie, possibilidade de controlar e minimizar os problemas que advêm com sua a presença e ainda conhecer as boas práticas e normas para a eliminação dos ninhos desta espécie invasora.

Para mais informação visite a página do Grupo Operacional Vespa Velutina www.go-vespa.pt

 

Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA (ESCRITÓRIOS)

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

MORADA (SEDE)

Mosteiro de Pombeiro
Pombeiro de Riba-Vizela
4610-637 Felgueiras
Portugal

Destaques

Send this to a friend