Destaques, Tâmega e Sousa Internacionaliza

Douro Tâmega e Sousa na GASTRÓNOMA 2018

No âmbito do projecto “Tâmega e Sousa Internacionaliza”, o DOURO TÂMEGA SOUSA – TERRITÓRIO ÚNICO participou de 11 a 13 de Novembro na GASTRÒNOMA – 2018, que decorreu em Valência. A coordenação desta participação esteve a cargo da ADER-SOUSA, contando com a colaboração da DOLMEN e do CETS.

O DOURO TÂMEGA SOUSA – TERRITÓRIO ÚNICO dinamizou um espaço através de showcookings, provas de vinhos e degustação de produtos tradicionais.

O showcooking este a cargo do Chef José Pinto, do restaurante de Tormes, de Baião, com a elaboração do “Pastelão de Salpicão e Fumeiro Tradicional Grelhado”, do “Porco em Vinha d’Alhos” e de “Cogumelos Shiitake Salteados”, e do Chef Joaquim Gomes, do restaurante Aidé de Paços Ferrara Hotel, de Paços de Ferreira, com a apresentação do secular “Capão à Freamunde”, das “Rabanadas com Mel”, dos “ Bolinhos de Bacalhau”, entre outras ementas da região do Douro Tâmega e Sousa, congratulando os visitantes, em especial grupos de alunos de escolas profissionais de hotelaria e restauração, que muito questionaram sobre os ingredientes, condimentos e modo de confeccionar os típicos pratos da nossa região.

O vinho verde é único no mundo e a região do Douro Tâmega e Sousa o seu maior produtor, o que justificou a apresentação especial deste néctar. As provas foram realizadas pelos enólogos Elisabete Silva e António Sousa que fizeram a apresentação de vinhos verdes de Penafiel e da região do Tâmega, respectivamente.

Conforme já referido, a participação DOURO TÂMEGA SOUSA – TERRITÓRIO ÚNICO também contemplou mostra e prova de outros produtos tradicionais, destacando-se a doçaria através do Pão-de-Ló e cavacas de Margaride, das cavacas de Resende, dos biscoitos memórias de milho, de compotas e marmelada. Acrescenta-se ainda a mostra de licores, de méis de Paços de Ferreira e do Marão, e de queijos curados característicos do Sousa.

A oportunidade, gerada pela participação na GASTRÒNOMA, de estabelecer contactos de negócio com diversas empresas de distribuição espanholas e de algumas lojas de produtos agro-alimentares, permite concluir que a participação do DOURO TÂMEGA SOUSA – TERRITÓRIO ÚNICO no certame foi sem dúvida um sucesso tendo alcançado o objectivo pretendido.

AnteriorSeguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA (ESCRITÓRIOS)

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

MORADA (SEDE)

Mosteiro de Pombeiro
Pombeiro de Riba-Vizela
4610-637 Felgueiras
Portugal

Destaques

Send this to a friend