Destaques, Prove

Iniciativa PROVE selecionada para integrar o INHERIT

O PROVE foi uma das iniciativas portuguesas selecionadas para integrar a base de dados do INHERIT (INter-sectoral Health and Environment Research for InnovaTion), que reúne boas práticas que contribuem para uma Europa ambientalmente mais sustentável, saudável e igualitária, a par com projetos de vários outros países.

No total, oito iniciativas portuguesas foram consideradas, abrangendo as áreas da mobilidade, consumo e envolvente de proximidade, sendo que o PROVE a única prática portuguesa entre as seleccionadas que será também alvo de um estudo mais aprofundado pela equipa internacional do INHERIT, numa fase que se foca em apenas 12 das cerca de 100 práticas recolhidas para a base.

A base de dados partiu de um fórum político de alto nível das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, onde foram analisados os progressos realizados nesse domínio. O objectivo de “Garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos, em todas as idades” faz parte deste compromisso, e os projectos incluídos nesta base são tidos como exemplares nesse sentido. A iniciativa PROVE foi eleita, principalmente pelo seu contributo na promoção de formas mais sustentáveis de produção local e consumo alimentar.

Esta iniciativa pretende dar resposta às dificuldades dos produtores em particular os de pequena dimensão, reforçando a capacidade empreendedora dos mesmos com base na comercialização de proximidade perante compromisso, solidariedade e ética entre quem produz e quem consome, estimulando a produção tradicional e de qualidade. Os produtos agrícolas comercializados são locais, frescos e convidam a práticas alimentares mais saudáveis. Os consumidores ganharam maior conhecimento do mundo rural. O PROVE é uma iniciativa promovida em parceria entre várias Associações de Desenvolvimento Local, entre as quais a Ader-Sousa, que desde 2008 tem vindo a apoiar produtores locais a implementarem esta metodologia de comercialização de proximidade de produtos agrícolas. Nas Terras do Sousa a iniciativa PROVE contempla 12 produtores com mais de duas dezenas de locais de entrega de cabazes e abrangendo mais de 450 consumidores.

A base de dados é pública (o PROVE aparece na página 3 na 12.ª posição) e está alojada no site do projeto INHERIT, onde poderá obter mais informações sobre o mesmo.

AnteriorSeguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA (ESCRITÓRIOS)

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

MORADA (SEDE)

Mosteiro de Pombeiro
Pombeiro de Riba-Vizela
4610-637 Felgueiras
Portugal

Destaques

Send this to a friend