Recolher ▲

Cultura e Património

As terras do sousa possuem, em todas as suas freguesias, um vasto património, privado e  público,  que  comprova  a presença humana desde o séc. V a.C., e no qual se destacam, para além da Citânia de Sanfins, do Monte Mozinho, e da Villa Romana de Sendim, um grande número de edificações desde a época românica até ao presente, e também solares e casas rurais, distribuídas através de todo o território.

Este mesmo território possui também um valioso património rural com importante valor arquitetónico com vários núcleos rurais habitados e nos quais a população ainda exerce, nem que seja como atividade secundária, a agricultura.

Em termos de património arquitetónico, há que destacar os de carácter religioso, de onde se destacam os imóveis que fazem parte da Rota do Românico do Vale do Sousa. Desta riquíssima Rota do Românico, podemos evidenciar o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, fundado, segundo a tradição, em 1059.

Continuar a ler

Ainda no âmbito da Rota do Românico, é importante não deixar de ver, em Felgueiras, a Igreja de São Mamede de Vila Verde, a Igreja de Santa Maria de Airães, a Igreja do Salvador de Unhão, Igreja de São Vicente do Sousa e o já referido Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro. Em Paços de Ferreira, o Mosteiro de S. Pedro de Ferreira; em Penafiel, a Igreja de São Gens de Boelhe, o Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, a Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios, a Igreja de São Pedro de Abragão e a Igreja do Salvador de Cabeça Santa; em Paredes, o Mosteiro de São Pedro de Cête, a Torre do Castelo de Aguiar do Sousa e a Ermida de Nossa Senhora do Vale; em Lousada, A Ponte de Vilela, a Igreja de Santa Maria de Meinedo, a Torre de Vilar e a Igreja do Salvador de Aveleda.

Ao longo deste capítulo encontraremos intervenções diversificadas sobre os mais importantes cenários culturais deste território, desde os referidos monumentos da Rota do Românico do Vale do Sousa, aos Museus Rurais e Municipais, passando por Aldeias de Portugal, Pontes Medievais e ainda Sítios Arqueológicos.

Recolher texto

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA (ESCRITÓRIOS)

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

MORADA (SEDE)

Mosteiro de Pombeiro
Pombeiro de Riba-Vizela
4610-637 Felgueiras
Portugal

Destaques