Recolher ▲

Ambiente e Recursos Naturais

O vale do rio sousa nasce no município mais setentrional, Felgueiras, e a sua bacia hidrográfica estende-se de norte para sul, incorporando até à foz, no Rio Douro, os municípios de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel. Para além da fronteira natural do Rio Douro, a Sul, o território é limitado a Norte pelo Rio Vizela. Assim, os cursos de água são um elemento característico e permanente na paisagem natural deste território.

Em termos geográficos, o território das Terras do Sousa possui características muito peculiares, fortemente marcadas pela presença de relevantes cursos de água, nomeadamente o Rio Sousa, o Rio Douro e o Rio Vizela. Nas Terras do Sousa, o ambiente e recursos naturais são, por isso mesmo, caracterizados pela existência de um património natural e paisagístico rico e diversificado, especialmente aquele que integra a bacia hidrográfica do rio Sousa, apresentando-se este rio com nichos de grande biodiversidade de fauna e flora e algumas áreas de “Rede Natura 2000” na proximidade do rio Sousa.

Continuar a ler

No entanto, existe uma fraca divulgação e reconhecimento dos valores naturais e patrimoniais existentes, mesmo por parte da população local, o que se repercute numa fraca consciencialização para a valorização do ambiente e da paisagem e, consequentemente, aliado à falta de recursos económicos, o esquecimento deste território. Esta situação é favorecida pela inexistência de centros de sensibilização ambiental com a consequente deficiente oferta de educação para a sustentabilidade. A não existência de um controlo eficaz dos focos poluidores, concomitantemente com o abandono da atividade agrícola e florestal, não podem deixar de ter repercussões ambientais, com a agravante de a área florestal ser dominada pelo pinheiro bravo e pelo eucalipto.

Apesar de nas Terras do Sousa existir uma forte pressão imobiliária sobre as áreas rurais, existem dispositivos legais (Planos Diretores Municipais) que impedem o continuado desordenamento regista- do nas décadas de oitenta e noventa, nas quais, em média, 70% do território está definido como área rural (solos predominantemente agrícolas, solos predominantemente florestais e outros solos agrícolas/florestais).

Como atentaremos ao longo deste capítulo, a Ader-Sousa tem apoiado, através dos anos, um número muito significativo de projetos especificamente vocacionados para a incrementação da sensibilização ambiental, fomentando uma consciência de valorização e preservação do património paisagístico e dos valores específicos desta região que possui uma forte presença patrimonial ambiental e que contém relevantes recursos naturais. Os projetos apoiados baseiam-se sobretudo na valorização de um desenvolvimento sus- tentável e na incrementação dos produtos locais e do património ecológico e natural. 

Recolher texto

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA (ESCRITÓRIOS)

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

MORADA (SEDE)

Mosteiro de Pombeiro
Pombeiro de Riba-Vizela
4610-637 Felgueiras
Portugal

Destaques