Recolher ▲

Agricultura e Agroalimentares

Os produtos locais resultantes da atividade agrícola, pecuária ou silvícola, apresentam um elevado potencial de valor acrescentado e têm um papel significativo na economia do território das Terras do Sousa, revestindo-se de enorme importância para este o território. A par da atividade florestal, alguns produtos agrícolas assumem particular relevância nacional e internacional, nomeada- mente o vinho verde, o leite e o kiwi. A atividade agrícola é evidente em de todo o território, quer seja a tempo inteiro, quer seja a tempo parcial, existindo uma grande diversidade de produtos, nomeadamente os hortícolas.

Nas Terras do Sousa, as pequenas explorações têm um papel fundamental no equilíbrio do orçamento familiar, particularmente nos momentos de crise. De realçar o surgimento de alguns produtos inovadores, tais como pequenos frutos, cogumelos e sumo de uva, possuindo todos eles um elevado valor acrescentado.

Continuar a ler

De referir ainda a presença de produtos de reconhecida qualidade, uns deles certificados e outros em vias de certificação, tais como o Capão de Freamunde, o Melão Casca de Carvalho e a Broa de Milho. Uma das especificidades deste território, é também a existência de um forte sector vitivinícola, no qual o Vinho Verde se apresenta como um vinho com grandes potencialidades e único no mundo, de sabor fresco e baixo teor alcoólico.

Como características particulares deste território, é ainda de evidenciar alguns fatores específicos, tais como a adoção de novos modos de produção, nomeadamente o biológico, o estabelecimento de parcerias com experiência em novas formas de comercialização, e ainda um forte associativismo florestal. Como exemplo deste último, podemos assinalar que uma elevada percentagem da área florestal do território encontra-se em processo de conclusão tendo em vista a delimitação de cinco Zonas de Intervenção Florestal.

Os vários produtos locais que serão objeto de uma descrição particularizada ao longo deste capítulo, funcionam como uma forte garantia da biodiversidade, da qualidade do ambiente e da manutenção da paisagem, revelando-se determinantes na criação de uma identidade do território, contribuindo para a riqueza do património ambiental das Terras do Sousa.

Recolher texto

CONTACTOS

Telefone +351. 255 311 230
Fax +351. 255 311 275
E-mail adersousa@adersousa.pt

 

MORADA (ESCRITÓRIOS)

Rua Rebelo de Carvalho, 433
4610-212 Felgueiras
Portugal

Coordenadas GPS
41.362742, -8.202646
Direções

MORADA (SEDE)

Mosteiro de Pombeiro
Pombeiro de Riba-Vizela
4610-637 Felgueiras
Portugal

Destaques